Quarta, 19 de Março de 2025
23°

Tempo limpo

Teresina, PI

Justiça DIA DA MULHER

Advocacia feminina: fortalecimento da justiça e da cidadania em nosso país

Neste Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é fundamental reconhecer e exaltar a trajetória das advogadas no Brasil.

09/03/2025 às 17h36
Por: Campelo Filho
Compartilhe:
foto: pixabay
foto: pixabay

O 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira, divulgado em abril de 2024, revelou que a profissão é hoje majoritariamente feminina. Atualmente, mais de 50% dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são mulheres, enquanto os homens representam 49%, e 1% corresponde a outras identidades de gênero.

 

O estudo também demonstrou que as advogadas são, em média, mais jovens que os advogados. A idade média das mulheres na profissão é de 42 anos, enquanto a dos homens é de 47 anos. Além disso, o tempo médio de inscrição na OAB entre elas é de 11 anos, contra 14 anos dos homens, evidenciando o crescimento significativo da participação feminina na advocacia nas últimas décadas.

 

Essa presença crescente não apenas fortalece o protagonismo das mulheres no Direito, mas também reforça a importância de políticas institucionais que garantam equidade e valorizem suas contribuições.

 

Nos últimos anos, a OAB tem se empenhado na promoção da equidade de gênero, intensificando o debate sobre a valorização da advocacia feminina. A partir da I Conferência Nacional da Mulher Advogada, em 2015, propostas concretas foram formuladas para enfrentar desafios específicos vividos pelas advogadas. Logo depois, em 2016, foi aprovada a Lei nº 13.363/2016, que garantiu direitos às advogadas gestantes, lactantes e adotantes. Mais recentemente, em 2023, a Lei nº 14.612 incluiu o assédio moral, sexual e outras formas de discriminação como infrações ético-disciplinares no Estatuto da Advocacia e da OAB.

 

A representatividade feminina também tem avançado nos espaços de liderança da advocacia. Como destacam em artigo da revista Justiça & Cidadania, as advogadas Rose Morais e Christina Cordeiro, respectivamente, secretária-geral e secretária-geral adjunta da OAB Nacional.

 

"Hoje, as mulheres estão cada vez mais presentes nas diretorias seccionais e no Conselho Federal da OAB, o que demonstra um cenário de maior representatividade e participação ativa. Esse progresso reforça o compromisso da entidade em ampliar a inclusão feminina, garantindo mais espaço e reconhecimento para as advogadas em posições estratégicas."

 

Elas ressaltam ainda que, na última eleição, o número de mulheres na presidência das seccionais da OAB cresceu, passando de cinco para seis. "Esse avanço reflete o impacto das políticas de paridade e inclusão promovidas pela OAB nos últimos anos e reforça a necessidade de continuarmos incentivando a liderança feminina na advocacia."

 

Não há dúvidas que a evolução do perfil da advocacia feminina no Brasil é um indicativo de que a igualdade de gênero avança. Também reforça cada vez mais nosso compromisso com a valorização da mulher advogada por meio do fortalecimento de políticas institucionais, pela ampliação da representação feminina nos espaços de liderança e pelo combate às desigualdades.

 

Neste 8 de março, celebramos as conquistas alcançadas e reafirmamos nosso compromisso com uma advocacia verdadeiramente igualitária. Como bem ressaltam Rose Morais e Christina Cordeiro: "Que possamos construir um futuro em que a equidade seja a regra, e não a exceção, e onde cada advogada possa alcançar todo o seu potencial, contribuindo de forma decisiva para a justiça e a cidadania em nosso país."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
EMPRESAS EM MOVIMENTO
EMPRESAS EM MOVIMENTO
Sobre Francisco Soares Campelo Filho é advogado empresarial, professor, escritor e palestrante. É pós-doutor em Direito e Novas Tecnologias pelo Mediterranea International Centre for Human Rights Research, em Reggio Calabria, Itália. Doutor em Direito e Políticas Públicas pela UNICEUB, em Brasília-DF, Brasil, com cursos de extensão em ESG, Inovação e Transformação Tecnológica pela Sorbonne, em Paris, França, e em Proteção de Dados e Inteligência Artificial pela Faculdade de Jurisprudência da Universidade Sapienza, em Roma, Itália. Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Rio Grande do Sul, Brasil. É membro consultor da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB, diretor do Serviço Social do Comércio (SESC), Administração Regional do Estado do Piauí, e conselheiro do Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas (SEBRAE), representando a Federação do Comércio do Estado do Piauí (FECOMERCIO).
Teresina, PI Atualizado às 01h10 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 33°

Qui 31°C 22°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 31°C 21°C
Dom 32°C 21°C
Seg 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes