Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Economia 'GASTANÇA A RODO'

Lula 3: O governo que gasta 'a balde'

Enquanto falta dinheiro para saúde e educação, sobra para mordomias e viagens sem fim

04/03/2025 às 06h00 Atualizada em 04/03/2025 às 11h00
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Pode-se dizer tudo de Lula e Janja da Silva menos que não gostam de viajar - Foto: Reprodução
Pode-se dizer tudo de Lula e Janja da Silva menos que não gostam de viajar - Foto: Reprodução

Nunca na história desse país se viu um governo tão perdulário quanto o Lula 3. É como se diz por essas bandas: "o governo gasta "a balde". E não é exagero. No Maranhão, diriam que "gasta a rodo". No Piauí, quando um governo sai esbanjando dinheiro sem freio, o povo comenta: "aproveita enquanto o Brás é tesoureiro". E, pelo visto, o Brás está com a chave do cofre e sem vontade de economizar.

O governo Lula gasta tanto que qualquer adjetivo parece pouco para descrever a sanha gastadora. Enquanto corta investimentos em saúde, segurança e educação, faz chover dinheiro do povo em viagens e mordomias. Sim, porque dinheiro público não existe. Existe o nosso suado dinheiro, arrancado pelo fisco, que "nunca arrecadou tanto". E, aliás, "nunca na história desse país se viajou tanto". Viaja o presidente, viaja a primeira-dama, viajam os ministros, viajam os figurões do Congresso, os do STF, os assessores e Cia Ltda. Só ainda não levam, "capinhas", aqueles assistentes que não largam a sombra dos poderosos. Tudo bancado pelo nosso bolso.

Se no ano passado os gastos já foram absurdos, prepare-se para a fatura deste ano. Em apenas 14 dias, o governo torrou R$ 38 milhões em deslocamentos. Parece até um "show da Xuxa", só que sem ingresso gratuito para o povo. No total, em menos de dois meses, já foram R$ 64,7 milhões, sendo que R$ 33 milhões foram só para diárias de funcionários. E, claro, não podia faltar a presença ilustre de Janja da Silva, que embarca sempre com seu séquito de engraxadores. "Que show da Xuxa é esse meu Deus"?

O curioso é que, enquanto o governo gasta sem dó, o que falta é investimento real em áreas essenciais. Por que não investir de verdade em saúde, fortalecendo programas como a Farmácia Popular? Por que não ampliar o acesso à água no Nordeste liberando as torneiras da transposição? Por que não melhorar a educação de forma honesta e sem esquemas? Por que não incentivar o emprego e o desenvolvimento, sem desvios e sem corrupção?

A verdade é que a farra continua firme e forte. As mais de 27 mil viagens realizadas neste ano já custaram R$ 31,3 milhões apenas em passagens. O campeão da gastança até agora é o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que já torrou R$ 50,7 mil só com passagens e diárias. No ritmo atual, os gastos com diárias e passagens no governo Lula 3 podem facilmente superar os R$ 2,3 bilhões de 2023.

Enquanto isso, o povo segue apertando o cinto, mas o governo nem pensa em economizar. Afinal, "enquanto o Brás for tesoureiro", a festa continua.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
A NOTÍCIA E O FATO
A NOTÍCIA E O FATO
Sobre Douglas Ferreira é multimídia. Além de jornalista, é bacharel em Direito. Foi repórter da TV Clube, afiliada da Rede Globo, por 10 anos e, em Caxias, no Maranhão, apresentou o programa “Fala Caxias”. Fundou e dirigiu por seis anos a Folha do Cocais. Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Caxias e retornou a Teresina como âncora da TV Meio Norte. Por 20 anos, reportou e apresentou na TV Antena 10, afiliada da Record. Também foi assessor de imprensa do Tribunal de Justiça do Piauí e passou por rádios e pelos maiores portais do Estado. Sua vida é o jornalismo. No Sistema Move de Comunicação, foi editor do Portal Move Notícias e apresentador do Business Cast, do canal movetvweb no YouTube. Agora, está à frente do Gazeta Hora1.
Teresina, PI Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes