
Nunca na história desse país se viu um governo tão perdulário quanto o Lula 3. É como se diz por essas bandas: "o governo gasta "a balde". E não é exagero. No Maranhão, diriam que "gasta a rodo". No Piauí, quando um governo sai esbanjando dinheiro sem freio, o povo comenta: "aproveita enquanto o Brás é tesoureiro". E, pelo visto, o Brás está com a chave do cofre e sem vontade de economizar.
O governo Lula gasta tanto que qualquer adjetivo parece pouco para descrever a sanha gastadora. Enquanto corta investimentos em saúde, segurança e educação, faz chover dinheiro do povo em viagens e mordomias. Sim, porque dinheiro público não existe. Existe o nosso suado dinheiro, arrancado pelo fisco, que "nunca arrecadou tanto". E, aliás, "nunca na história desse país se viajou tanto". Viaja o presidente, viaja a primeira-dama, viajam os ministros, viajam os figurões do Congresso, os do STF, os assessores e Cia Ltda. Só ainda não levam, "capinhas", aqueles assistentes que não largam a sombra dos poderosos. Tudo bancado pelo nosso bolso.
Se no ano passado os gastos já foram absurdos, prepare-se para a fatura deste ano. Em apenas 14 dias, o governo torrou R$ 38 milhões em deslocamentos. Parece até um "show da Xuxa", só que sem ingresso gratuito para o povo. No total, em menos de dois meses, já foram R$ 64,7 milhões, sendo que R$ 33 milhões foram só para diárias de funcionários. E, claro, não podia faltar a presença ilustre de Janja da Silva, que embarca sempre com seu séquito de engraxadores. "Que show da Xuxa é esse meu Deus"?
O curioso é que, enquanto o governo gasta sem dó, o que falta é investimento real em áreas essenciais. Por que não investir de verdade em saúde, fortalecendo programas como a Farmácia Popular? Por que não ampliar o acesso à água no Nordeste liberando as torneiras da transposição? Por que não melhorar a educação de forma honesta e sem esquemas? Por que não incentivar o emprego e o desenvolvimento, sem desvios e sem corrupção?
A verdade é que a farra continua firme e forte. As mais de 27 mil viagens realizadas neste ano já custaram R$ 31,3 milhões apenas em passagens. O campeão da gastança até agora é o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que já torrou R$ 50,7 mil só com passagens e diárias. No ritmo atual, os gastos com diárias e passagens no governo Lula 3 podem facilmente superar os R$ 2,3 bilhões de 2023.
Enquanto isso, o povo segue apertando o cinto, mas o governo nem pensa em economizar. Afinal, "enquanto o Brás for tesoureiro", a festa continua.
ESCOLA DO RECIFE Tobias Barreto de Menezes: o jurista que revolucionou o pensamento jurídico brasileiro
NAS MÃOS DOS COIOTES Fugindo do “inferno”: por que milhares de cubanos agora escolhem o Brasil para recomeçar a vida?
ATENAS ALAGOANA Penedo: a Atenas do Nordeste que encantou Dom Pedro II e preserva quase cinco séculos de história às margens do Velho Chico
REJEIÇÃO INTERNA Vinícius Dias expõe resistência no PT e revela por que Iasmin recuou da suplência
POLÍCIA FEDERAL Quanto mais mexe, mais fede: cerco da PF aperta e Jaques Wagner vira problema para o Planalto
ACESSO A PF E PGR Vorcaro não queria influência. Queria acesso ao topo da República
JUSTIÇA DO TRABALHO Maria Suzete Monte Diógenes: uma vida dedicada à Justiça, ao conhecimento e ao serviço público
PROPINODUTO MASTER A queda da engolideira: quando o Banco Master deixou de ser banco para virar máquina de poder
TURISMO AMERICANO Ranking revela as melhores cidades dos Estados Unidos em 2026: por onde começar a realizar o sonho americano?
Mín. 23° Máx. 32°