Quinta, 17 de Abril de 2025
30°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cultura COMPORTAMENTO

Mais ou menos feliz

Reflexões sobre a busca pela excelência e a ilusão da alta performance

22/02/2025 às 08h28 Atualizada em 22/02/2025 às 10h19
Por: Clarissa Villar
Compartilhe:
Imagem gerada por i.a
Imagem gerada por i.a

Li uma frase de Chico Xavier que dizia:

"O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos."

Talvez eu seja mais ou menos feliz. Não acredito, na atualidade, nessa felicidade de alta intensidade, de alta performance, brilhando feito móvel quando se passa óleo de peroba.

Leva trabalho ser uma pessoa fácil. Ser uma pessoa de alta performance. De excelência. Eficaz, eficiente, trabalhador modelo.

A cada aniversário que completo, a cada ciclo que passo, me convenço de que leva tempo ser essa pessoa “fácil” que a sociedade tanto exige.

O que seria ser uma pessoa fácil?

Relaxada, desapegada, descontraída, que gosta de meditação e comida vegana? Que aprendeu a ficar zen, a perdoar rápido? Que escuta áudio binaural no trânsito e que segue todos os novos gurus?

Assisti ao filme A Substância e reafirmei o que já vinha pensando: esse culto da excelência, da produtividade, da juventude talvez seja a maior loucura contemporânea. Entendo quando Chico quis dizer que não devemos ser mais ou menos. De todas as dimensões que o ser humano tem, creio, indo aos meus 40 anos, que a alma é a única que não deve perecer. Nosso exterior cansado, atribulado, flácido será sempre mais ou menos.

Só nossa inteligência espiritual merece ser excelente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
SALA VIP - POR CLARISSA VILAR
SALA VIP - POR CLARISSA VILAR
Sobre Clarissa Martins Cortez Vilar é psicóloga, escritora, empresária, mestre em Humanidades Médicas pelo Birkbeck College e pós-graduanda em Gestão e Liderança pelo IPOG. Fã de espiritualidade e terapias holísticas, possui formação no Método Louise Hay, ativismo quântico pela Quantum Academy, Reiki nível 1 e ThetaHealing DNA Básico. É membro da AJEB-Piauí e da Associação Mulheres de Negócios. INSTAGRAM: @psiclarissavilar YOUTUBE: @clarissavilaroficial SITE: clarissavilar.com.br
Teresina, PI Atualizado às 11h08 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 36°

Sex 34°C 21°C
Sáb 35°C 22°C
Dom 30°C 23°C
Seg 32°C 22°C
Ter 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes