
O que é mesmo um paradigma? Em linhas gerais, é um modelo ou padrão a ser seguido. São normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e determinam como um indivíduo deve agir dentro deles.
Existem paradigmas bons? A grande maioria, sim. E os ruins? São aqueles que tentam resistir ao tempo a todo custo? Não necessariamente. Um dos grandes paradigmas da Comunicação Social no Brasil, até 2010, eram as Organizações Globo. E já não é mais? Não, principalmente da forma como tentam, a todo custo, manter esse paradigma. Querem, porque querem, "reinar eternamente". Isso não existe, pois até o Império Romano decaiu. Mas demorou "centenas de anos" para ruir? Com o avanço da internet, não é assim. Pode ser de uma hora para outra? Também não, necessariamente, mas a queda pode ocorrer muito mais rapidamente.
Mas e o império católico, nunca arrefeceu? Quem ainda continua com essa falácia? Quais eram os grandes subterfúgios dos clérigos inescrupulosos? As sacristias. Ah, se as sacristias falassem! Qual padre se atreve a afirmar que ainda há estripulias entre os que convivem nas sacristias? Somente os loucos e sem juízo? Criaram outras formas de "forte sedução"?
Certo mesmo é que o poder diminuiu muito. E todos aqueles que buscavam um "guarda-chuva" impenetrável passaram a se dar muito mal? Não tanto quanto as sociedades civilizadas almejam, mas o poder deles diminuiu em todos os sentidos. Quem não era um arcebispo de uma determinada região metropolitana? Hoje, quais são os rumores que se ouvem, não somente em Teresina, mas em todo o Brasil? Existiam comentários sobre Padres; agora, sobre a vida sexual inescrupulosa de Bispos, Arcebispos; aí eram outros (500) quinhentos?
Muito cuidado com lobos em pele de cordeiro. Nos Estados Unidos da América, é comum filmes e séries retratarem que quem faz muitas obras de caridade tem sempre algo a esconder. No Brasil seria diferente? O Piauí anda cheio de gente caridosa. O que será que está acontecendo por trás dessas caridades? Há gente tentando esconder sua vida pervertida e perversa? O paradigma de que pessoas que se intitulam "autoridades" são do bem é um dos que vêm sendo quebrados desde 2010. E a internet ajudou muito.
Quebrando paradigmas? Quem, nos dias atuais e durante o ano de 2026, está quebrando o paradigma imposto por uma das maiores organizações monopolistas do mundo? A CazéTV. Caiu nas graças do povo. Quem assiste aos jogos da Copa do Mundo pela TV aberta? Ninguém. Mas e aquele pequeno intervalo entre o gol e o grito de gol? Quem liga para isso? Basta aguardar que o gol também será gritado, e com ainda mais ênfase.
Já pensou como devia ser o mundo do século I ao século XV? A invenção da imprensa foi um dos grandes bens da humanidade. Atualmente, é a internet, por meio dos portais e dos streamings, que está libertando toda a América Latina. Como pode uma pessoa imaginar que reinará para sempre? Qual a maior lição de Cristo Jesus, Deus? Quem quiser ser grande, seja servo, e não meramente servido. Que loucura essa de não fazer sucessores, discípulos.
Sinceramente, o mundo rejeita o socialismo e o comunismo. Não há como a China prosperar. Dias mais, dias menos, haverá uma revolução naquele país, e tudo voltará a ser o que era antes do regime imposto. Existe algo melhor e mais célebre do que a liberdade? Tínhamos um professor de Direito Constitucional que costumava dizer a seguinte frase: "Deus criou o homem, e os homens eleitos por Deus cultivam as liberdades."
Que o YouTube, não somente por meio da CazéTV e do Oeste Sem Filtro, continue a contribuir para que o declínio de um sistema considerado maléfico e que destruiu as famílias brasileiras chegue ao lugar onde sempre deveria estar? Os brasileiros são bons, honestos e gostam de valores sólidos!
Mín. 22° Máx. 34°