Sexta, 09 de Outubro de 2026
30°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Política ONDA AZUL

Lula chega atrasado à festa do Centrão: as sobras de uma articulação que Flávio Bolsonaro antecipou

Com partidos importantes do bloco já alinhados ao candidato do PL, presidente tenta conquistar apoios individuais. Mas, diante da vantagem nas pesquisas e do avanço da Onda Azul, a pergunta é inevitável: ainda há capital político suficiente para mudar o rumo da disputa?

09/10/2026 às 10h07
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Hugo Motta e Lula da Silva - Foto: Reprodução
Hugo Motta e Lula da Silva - Foto: Reprodução

Eleição também tem seu próprio relógio. Na política, não basta saber articular: é preciso perceber o momento certo, antecipar os movimentos dos adversários e agir antes que as portas se fechem. Nesse jogo, Lula parece ter chegado atrasado. Enquanto o presidente tenta conquistar lideranças do Centrão, Flávio Bolsonaro já conseguiu reunir o apoio de partidos importantes do bloco. A diferença não é apenas de agenda. É de posicionamento político.

A reportagem do Metrópoles, publicada nesta sexta-feira (9), mostra Lula recorrendo a apoios individuais de lideranças, depois que União Brasil e Progressistas, reunidos na federação União Progressista, Republicanos, Novo e Podemos anunciaram apoio a Flávio. O presidente recebeu o deputado Hugo Motta, do Republicanos, no Palácio da Alvorada, na tentativa de preservar canais de interlocução com figuras influentes do Congresso

É legítimo perguntar: se o apoio orgânico de partidos inteiros já foi declarado em favor de Flávio, qual seria a força de adesões individuais para alterar substancialmente o cenário? Elas podem produzir algum efeito regional, garantir palanques e gerar exposição, mas dificilmente equivalem, em dimensão política, à adesão institucional de legendas com bancadas e estruturas espalhadas pelo país. E, mesmo dentro dos partidos, apoio de dirigente não significa transferência automática de votos.

Lula parece procurar agora, individualmente, aquilo que seu adversário conseguiu reunir no plano partidário. É como chegar a uma festa quando os convidados já escolheram seus lugares e os principais acordos foram fechados. Ainda é possível conversar com alguns participantes, mas o centro das atenções já está ocupado.

O problema do presidente não se limita às articulações. Os números acrescentam uma dificuldade considerável. No primeiro turno, Flávio Bolsonaro obteve 47,03% dos votos válidos, contra 45,16% de Lula, uma diferença superior a 2,2 milhões de votos. Na pesquisa PoderData/Aya divulgada em 8 de outubro, a vantagem do candidato do PL subiu para seis pontos percentuais: 53% contra 47%. O levantamento ouviu 3 mil eleitores entre os dias 5 e 7, com margem de erro de 1,8 ponto percentual e registro no TSE sob o número BR-08134/2026.

Seis pontos em uma disputa presidencial não são um detalhe desprezível. O dado ganha relevância porque a vantagem aumentou em relação ao resultado das urnas, em vez de diminuir nos primeiros dias do segundo turno. A pesquisa não determina o resultado de 25 de outubro, mas sinaliza que Lula precisa fazer mais do que reorganizar a agenda e buscar fotografias com lideranças políticas. Precisa encontrar votos em volume suficiente para superar a diferença e alterar a tendência registrada pelo levantamento.

É nesse contexto que ganha força a expressão Onda Azul. A imagem sintetiza a percepção de um ambiente político em que Flávio reúne apoios partidários, recebe adesões de candidatos derrotados e aparece numericamente à frente nas primeiras pesquisas do segundo turno. Nas ruas, nas redes sociais e no debate público, seus apoiadores procuram transformar essa movimentação em demonstração de força nacional. A intensidade e a extensão desse sentimento, contudo, precisam ser medidas para além das manifestações mais visíveis.

A campanha de Lula, por sua vez, tenta reagir. O presidente procura lideranças regionais, reorganiza sua comunicação e intensifica a presença em atos públicos. São movimentos compreensíveis para quem precisa reduzir uma diferença eleitoral. Mas há uma distância entre movimentar a máquina política e modificar a disposição de milhões de eleitores. Uma coisa é conseguir apoio de dirigentes; outra, muito mais difícil, é convencer quem já fez sua escolha a mudar de lado.

Também não basta apostar que o peso histórico de Lula ou a força de sua base no Nordeste serão suficientes para compensar perdas em outras regiões. O segundo turno exige uma composição nacional de votos. A campanha petista terá de demonstrar que consegue recuperar eleitores, ampliar a mobilização e converter suas alianças em resultado concreto. O desafio é particularmente expressivo porque o presidente começa essa etapa atrás nas urnas e na primeira pesquisa nacional divulgada depois do primeiro turno.

A tentativa de Lula de buscar apoios individuais não deve ser confundida com uma estratégia sem qualquer utilidade. Na política, nenhuma conversa é necessariamente inútil. Mas é preciso dimensionar seu alcance. Quando partidos importantes já escolheram um lado, a negociação individual pode funcionar como tentativa de reduzir danos, preservar pontes e disputar espaços residuais. Não há razão, porém, para tratá-la como se tivesse o mesmo peso de uma ampla adesão partidária.

A eleição ainda não terminou, e seis pontos de vantagem não constituem uma sentença definitiva. Mas o cenário exige reconhecer o tamanho do obstáculo que Lula tem pela frente. A diferença superior a 2,2 milhões de votos no primeiro turno, a ampliação da vantagem na pesquisa PoderData/Aya e o conjunto de apoios anunciados por Flávio formam um quadro que não pode ser ignorado por nenhuma análise séria.

No jogo das articulações, Lula tenta recuperar o tempo perdido. Flávio, enquanto isso, trabalha para consolidar as alianças que já conquistou. Se a Onda Azul continuará crescendo até 25 de outubro, somente as urnas poderão responder. Por ora, a fotografia política é de um presidente correndo atrás de apoios e de um adversário que procura transformar a vantagem inicial em força eleitoral duradoura.

A velha máxima da política continua valendo: quem chega primeiro costuma escolher a posição à mesa. Quem chega depois precisa negociar o espaço que restou. Lula ainda tenta encontrar lugar nessa mesa. A questão é saber se as adesões individuais terão dimensão suficiente para compensar o terreno que Flávio já conquistou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
A NOTÍCIA E O FATO
A NOTÍCIA E O FATO
Sobre Douglas Ferreira é multimídia. Além de jornalista, é bacharel em Direito. Foi repórter da TV Clube, afiliada da Rede Globo, por 10 anos e, em Caxias, no Maranhão, apresentou o programa “Fala Caxias”. Fundou e dirigiu por seis anos a Folha do Cocais. Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Caxias e retornou a Teresina como âncora da TV Meio Norte. Por 20 anos, reportou e apresentou na TV Antena 10, afiliada da Record. Também foi assessor de imprensa do Tribunal de Justiça do Piauí e passou por rádios e pelos maiores portais do Estado. Sua vida é o jornalismo. No Sistema Move de Comunicação, foi editor do Portal Move Notícias e apresentador do Business Cast, do canal movetvweb no YouTube. Agora, está à frente do Gazeta Hora1.
Teresina, PI Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 40°

Sáb 40°C 24°C
Dom 42°C 22°C
Seg 41°C 22°C
Ter 41°C 21°C
Qua 41°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes