
O verdadeiro problema da mentira é que ela tem perna curta.
Pode até correr.
Pode até escapar durante algum tempo.
Pode até ganhar uma nota oficial, uma assessoria, um advogado, uma coletiva, uma explicação técnica e, dependendo de quem conta, até uma toga.
Mas a verdade tem uma mania inconveniente: ela sempre aparece.
Às vezes demora.
Às vezes chega de mansinho.
Às vezes vem escondida dentro de um documento.
E, de vez em quando, chega em cores, com imagem nítida e data, hora e aeroporto.
Foi o que aconteceu agora.
E quem aparece no meio dessa história é ninguém menos que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
A história já era conhecida.
Em março deste ano, depois de reportagens apontarem que Moraes e sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, haviam utilizado aeronaves de empresas ligadas ao então dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, o gabinete do ministro reagiu.
A resposta foi categórica.
Moraes “jamais viajou em nenhum avião de Daniel Vorcaro ou em sua companhia”, segundo a nota divulgada à época.
Pronto.
Assunto encerrado?
Não.
Porque documentos obtidos pela imprensa já indicavam que Moraes e sua esposa haviam realizado deslocamentos, entre maio e outubro de 2025, em aeronaves de empresas ligadas a Vorcaro. A defesa de Viviane apresentou outra explicação: o escritório contratava serviços de táxi aéreo e, entre as empresas utilizadas, estava a Prime Aviation. A alegação era de que Vorcaro não estava presente nos voos.
Mas eis que a história ganhou uma nova personagem.
A imagem.
Um vídeo divulgado neste domingo mostra Moraes e Viviane Barci desembarcando, em 22 de agosto de 2025, de um Legacy 650 no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A aeronave, segundo as reportagens, estava então ligada à Prime Aviation, empresa que teve Vorcaro entre seus proprietários.
E agora?
É aqui que a velha história da mentira de perna curta encontra a tecnologia moderna.
Antigamente, alguém podia dizer:
“Eu não estava lá.”
Hoje alguém aparece em vídeo saindo do avião.
É complicado.
Muito complicado.
Porque uma coisa é uma reportagem.
Outra coisa é um documento.
Outra, ainda, é uma fotografia.
Mas quando aparece uma gravação mostrando a pessoa desembarcando da aeronave, a conversa muda de patamar.
Não é mais alguém dizendo que aconteceu. É a imagem mostrando o que aconteceu.
Isso, evidentemente, não significa que o vídeo prove qualquer ilegalidade.
E é preciso fazer essa distinção.
O fato de Moraes ter desembarcado de uma aeronave ligada a uma empresa associada a Vorcaro não prova, sozinho, favorecimento, corrupção ou qualquer outro crime.
A própria defesa apresentou uma explicação: os serviços teriam sido contratados de uma empresa de táxi aéreo, sem a presença de Vorcaro ou de pessoas estranhas ao escritório nos voos.
Mas existe uma pergunta que não pode ser apagada por nota, assessoria ou explicação posterior:
como conciliar a afirmação de que Moraes jamais viajou em avião de Vorcaro com as imagens que agora mostram o ministro desembarcando de uma aeronave que estava ligada ao empresário?
Essa é a pergunta.
E ela não é ideológica.
Não é de esquerda.
Não é de direita.
Não é bolsonarista.
Não é lulista.
É simplesmente factual.
A imagem apareceu.
Agora, alguém precisa explicar.
E aqui chegamos à parte mais curiosa da história.
Porque, quando uma explicação começa a desmoronar, normalmente surge outra.
Talvez venha:
“Eu jamais imaginava que o avião era de Vorcaro.”
Ou:
“Ninguém me informou quem era o proprietário da aeronave.”
Ou, quem sabe:
“A contratação foi feita pela assessoria.”
É a velha terceirização da responsabilidade.
Às vezes funciona.
Às vezes cola.
O problema é quando chega a chuva.
Aí descola.
É como aquele grude malfeito: parece firme enquanto ninguém mexe. Basta puxar uma pontinha e lá vem tudo.
E o episódio fica ainda mais delicado porque não estamos falando de um empresário qualquer.
Estamos falando de Daniel Vorcaro, personagem central do caso Banco Master, e de um ministro do Supremo cujo nome aparece justamente nas investigações que examinam relações entre autoridades e o empresário.
A Polícia Federal encontrou mensagens e documentos relacionados a essas conexões, e o STF vem discutindo o que fazer com o material.
Portanto, a questão não é apenas quem estava dentro do avião.
É também qual era a natureza da relação, quem contratou o voo, quem pagou, em que circunstâncias, por que a aeronave estava sendo utilizada e por que uma declaração anterior do gabinete do ministro agora precisa ser explicada diante das novas imagens.
Isso é jornalismo.
O resto é torcida.
E há uma ironia irresistível nisso tudo.
O Supremo Tribunal Federal, tantas vezes protagonista de decisões envolvendo desinformação, discursos públicos e responsabilidade por declarações, agora se vê diante de uma situação em que a própria imagem virou testemunha de uma história que precisa ser esclarecida.
A imagem não vota.
Não tem partido.
Não faz discurso.
Não publica nota.
Não contrata advogado.
Ela simplesmente está lá.
E talvez seja justamente esse o problema.
Porque uma versão pode ser modificada.
Uma nota pode ser reescrita.
Uma explicação pode ganhar novos parágrafos.
Mas uma imagem registrada em 22 de agosto de 2025 continuará sendo a imagem registrada em 22 de agosto de 2025.
Por isso, não é preciso antecipar julgamento.
Não é preciso condenar ninguém.
Não é preciso transformar uma viagem de avião em prova de crime.
Basta fazer aquilo que qualquer cidadão espera de uma autoridade pública:
explicar a contradição.
Afinal, se a primeira versão estava correta, a nova imagem precisa ser perfeitamente compatível com ela.
Se não estiver, alguém terá de explicar por quê.
E aí chegamos novamente à velha máxima:
a mentira tem perna curta.
Só que, neste caso, parece que ela encontrou um obstáculo ainda mais difícil de contornar.
Uma câmera de segurança.
E câmera, convenhamos, não costuma esquecer o que viu.
Agora falta saber qual será a próxima explicação.
CHARUTO E MACALLAN! Gonet, Vorcaro e o “batom na cueca”: quando a fotografia entra em cena, a conversa muda
E A LEI ELEITORAL? Bolsa Família: a decisão de Gilmar Mendes muda o entendimento do STF ou apenas distingue o caso de Lula do caso Bolsonaro?
CAPA DA SEMANA Os quatro juízes do apocalipse? Mín. 26° Máx. 40°