
1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Eclesiastes, 3
O tempo é um insulto, disse o vilão do filme Doctor Strange.O que achei curioso é que ele não quer dominar o mundo, mas o tempo, e pretende habitar um lugar onde o tempo não existe e todos podem viver para sempre.
O tempo para mim não é um insulto, mas um despertador.A morte, essa sim, é um insulto.Desde que fiz 30 anos comecei a ter medo da morte e velhice.
Isabel Allende, a famosa escritora chilena, escreveu algo lindo nessa pandemia.Disse que perdeu o medo da morte quando a filha, Paula, morreu em seu braços de uma doença terrível, há muitos anos atrás.Eu tenho o livro que conta essa estória, mas nunca terminei de ler.Confesso que senti uma baita inveja dessa conquista.Eu queria perder esse medo também, mas não consegui ainda.
A atriz Hellen Mirren deu uma entrevista à revista Allure criticando o termo anti-aging e como é colocado nos meios de comunicação.O envelhecer não pode ser visto como doença ou condição que tenha de ser tratada. É preciso coragem para envelhecer de cabeça erguida, para fazer as pazes com o passar do tempo.Somos um playground para ele.Em nós, o tempo faz a festa na nossa pele, nos pensamentos, nas convicções, nas incertezas.E nós é que temos de arrumar a bagunça.
Ano passado, na fase crítica da pandemia, precisei de remédios para dormir, tive insônia, tédio,medos repentinos, terrores noturnos.
É muito fácil julgar o outro quando esta em descontrole e a dor dele fala por si só.Hoje tento acolher e decifrar o que essa dor quer dizer.
Dor, onde você esta?Em qual parte do corpo?O que você quer dizer?
Sendo ou não psicoterapeuta, eu percebi que a vida sempre iria me dar novas questões para resolver.Nesse meu mundinho que aperto no meu travesseiro passeia a psicologia, a filosofia, a sociologia e tudo o que me ajuda a resolver minhas questões.
A vida não é um pódio, não é uma corrida de vaidades. Temos que ter a dignidade de ocupar o lugar que conquistamos.No mais, o céu é o pódio maior que quero conquistar.Ironicamente, com a ajuda do tempo e da morte.
Mín. 23° Máx. 32°