Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Economia CARGA TRIBUTÁRIA

Haddad vira alvo de Tarcísio e ganha apelido de “ministro da Fazenda do Paraguai”

Governador de São Paulo acusa política econômica de Fernando Haddad de provocar fuga de empresas brasileiras para o Paraguai e intensifica embate mirando as eleições de 2026

02/06/2026 às 05h44 Atualizada em 03/06/2026 às 09h51
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas - Foto: Reprodução
Governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas - Foto: Reprodução

Haddad: de pior prefeito de São Paulo ao “melhor ministro da Fazenda do Paraguai”

Para muita gente, Fernando Haddad foi um dos piores prefeitos da história política de São Paulo. Claro, isso é uma percepção política, não existe uma pesquisa definitiva que o coloque oficialmente no topo desse ranking negativo. Ainda assim, seu nome costuma aparecer ao lado de figuras como Celso Pitta, João Doria e Gilberto Kassab quando o assunto é rejeição administrativa na capital paulista.

Mas o tempo passou. Haddad saiu da prefeitura, virou ministro da Fazenda no governo Lula 3 e ganhou um novo apelido no debate político nacional: o de “melhor ministro da Fazenda da história do Paraguai”.

E quem disse isso? Ninguém menos que o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas.

A ironia tem endereço certo. Segundo Tarcísio, a política econômica conduzida por Haddad elevou a carga tributária, aumentou a insegurança fiscal e empurrou empresas brasileiras para o Paraguai, país que hoje atrai indústrias justamente por oferecer menos impostos, menos burocracia e um ambiente mais amigável para investimentos.

Na prática, a crítica sugere que o Brasil virou exportador de empresas.

Durante entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, Tarcísio disparou:

“Ele se tornou o melhor ministro da Fazenda da história do Paraguai, porque todas as empresas do Brasil foram para lá.”

O governador ainda listou aquilo que considera os principais fracassos da gestão Haddad na Fazenda: aumento da carga tributária, crescimento da dívida pública, empresas endividadas, alta da inadimplência, recordes de recuperação judicial e deterioração fiscal.

E não parou por aí.

Já mirando as eleições de 2026, Tarcísio afirmou que pretende reencontrar Haddad nas urnas e provocou o petista ao dizer que ele deveria parar de atacá-lo nas redes sociais e começar a apresentar propostas concretas para São Paulo.

No meio da entrevista, ainda houve espaço para humor. O governador encerrou uma das respostas citando a música “Pense em Mim”, da dupla Leandro & Leonardo:

“Pense em mim, chore por mim, liga pra mim… não, não liga pra ele.”

Além das críticas econômicas, Tarcísio também negou qualquer ligação com Daniel Vorcaro, do Banco Master, e declarou concordar com a decisão dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho como organizações terroristas internacionais.

No fim das contas, a frase de Tarcísio resume bem o clima da disputa política atual: no Brasil polarizado, até quando uma empresa vai embora do país vira munição eleitoral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários