
Na noite desta terça-feira (14), o ministro Kassio Nunes Marques foi eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vai comandar a Corte durante as eleições gerais deste ano. Ele substitui a ministra Cármen Lúcia, que antecipou sua saída do cargo. Como vice-presidente, foi escolhido o ministro André Mendonça. A posse da nova direção está prevista para ocorrer até o fim de maio.
Após a eleição, Nunes Marques agradeceu a confiança e classificou o cargo como uma das maiores honras de sua trajetória. Já Mendonça afirmou que pretende colaborar de forma ativa na condução dos trabalhos e destacou a importância de garantir um processo eleitoral tranquilo no país. A escolha marca o início da transição administrativa dentro do tribunal.
O TSE é o órgão máximo da Justiça Eleitoral e tem a responsabilidade de organizar e fiscalizar as eleições no Brasil. A Corte é formada por sete ministros: três do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois juristas indicados. Os mandatos são de dois anos, com possibilidade de recondução por igual período, e a presidência é sempre ocupada por um ministro do STF.
Natural de Teresina, Nunes Marques integra o STF desde 2020 e tem experiência na Justiça Eleitoral, onde já atuou como relator de normas importantes para as eleições de 2026. Já André Mendonça chegou ao Supremo em 2021, após passagem pelo governo federal, e também vem ganhando espaço na atuação eleitoral. A nova gestão assume em um momento estratégico, com o desafio de conduzir o processo eleitoral sob forte atenção política e institucional.
MEDIDAS CAUTELARES Justiça revoga prisão de empresário acusado de tentativa de homicídio em Teresina; entenda os fundamentos da decisão
TETO CONSTITUCIONAL STF voltou atrás nos penduricalhos? Entenda o que realmente está sendo julgado
PRISÃO PREVENTIVA Saiba quem é o homem preso por vender vídeos de sexo e que teve a prisão mantida pela Justiça Mín. 23° Máx. 32°