Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Justiça JUSTIÇA

Luis Felipe Salomão é eleito presidente do STJ; Mauro Campbell será vice

Corte adota voto secreto pela primeira vez, mas mantém tradição ao escolher nomes mais antigos

14/04/2026 às 15h40 Atualizada em 15/04/2026 às 09h31
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Ministro Luis Felipe Salomão - Foto: Reprodução
Ministro Luis Felipe Salomão - Foto: Reprodução

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu nesta terça-feira (14) o ministro Luis Felipe Salomão como novo presidente da Corte. Para a vice-presidência, foi escolhido o ministro Mauro Campbell. Os dois terão mandato de dois anos, com posse prevista para agosto, quando termina a atual gestão liderada por Herman Benjamin.

Durante a mesma sessão, os ministros também indicaram Benedito Gonçalves para o cargo de corregedor nacional de Justiça. A nomeação, porém, ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal. A eleição foi antecipada justamente para garantir tempo hábil para essa sabatina.

A escolha da nova cúpula marcou uma mudança histórica no tribunal. Pela primeira vez, a eleição ocorreu com voto secreto e disputa formal. Até então, a presidência era definida automaticamente pelo critério de antiguidade, e a votação servia apenas como formalidade.

Mesmo com a nova regra, o resultado não surpreendeu: os escolhidos seriam os mesmos pelo modelo antigo. A votação foi unânime. Além da presidência, o tribunal também definiu outros cargos internos, como Raul Araújo na direção da Enfam e Sebastião Reis Júnior na direção da Revista do STJ.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários