
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu nesta terça-feira (14) o ministro Luis Felipe Salomão como novo presidente da Corte. Para a vice-presidência, foi escolhido o ministro Mauro Campbell. Os dois terão mandato de dois anos, com posse prevista para agosto, quando termina a atual gestão liderada por Herman Benjamin.
Durante a mesma sessão, os ministros também indicaram Benedito Gonçalves para o cargo de corregedor nacional de Justiça. A nomeação, porém, ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal. A eleição foi antecipada justamente para garantir tempo hábil para essa sabatina.
A escolha da nova cúpula marcou uma mudança histórica no tribunal. Pela primeira vez, a eleição ocorreu com voto secreto e disputa formal. Até então, a presidência era definida automaticamente pelo critério de antiguidade, e a votação servia apenas como formalidade.
Mesmo com a nova regra, o resultado não surpreendeu: os escolhidos seriam os mesmos pelo modelo antigo. A votação foi unânime. Além da presidência, o tribunal também definiu outros cargos internos, como Raul Araújo na direção da Enfam e Sebastião Reis Júnior na direção da Revista do STJ.
MEDIDAS CAUTELARES Justiça revoga prisão de empresário acusado de tentativa de homicídio em Teresina; entenda os fundamentos da decisão
TETO CONSTITUCIONAL STF voltou atrás nos penduricalhos? Entenda o que realmente está sendo julgado
PRISÃO PREVENTIVA Saiba quem é o homem preso por vender vídeos de sexo e que teve a prisão mantida pela Justiça Mín. 23° Máx. 32°