Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Tecnologia DE QUÊ E DE QUEM?

Deus te livre?

Do caminho do mal e da dependência tecnológica!

19/03/2026 às 13h38 Atualizada em 19/03/2026 às 13h50
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://www.shutterstock.com/
Foto: https://www.shutterstock.com/

De quê e de quem? Uma das coisas que deve pedir proteção a Deus é o não ficar na dependência da tecnologia, especificamente dos celulares. Quando aparece um determinado problema, praticamente leva-se um dia pra tentar resolver questões minimamente viáveis. Ainda bem que existem lojas especializadas e com assessoria técnica e pessoal realmente treinado para compreender e solucionar os problemas relacionados aos celulares dos clientes. E o contexto da ansiedade como fica neste momento? Vendo a hora de ver o problema solucionado e tudo continuar dentro da normalidade. E duvido que tenha esses de cabeça de peixe — tão fria — que não estejam nem aí e simplesmente deixem na loja e somente voltem quando o problema estiver solucionado. Existe, sim, muita gente tranquila. E sabe o segredo? Não possuir apenas um, mas dois ou três aparelhos celulares. Deixou de ser questão de status ou ostentação. É simplesmente cuidado para “não ficar na mão”. E muito cuidado pra não cair nas mãos de qualquer um!

E o movimento dos caminhoneiros? Vai parar realmente o país? Pode ser que sim, mas não tanto quanto anteriormente. A cada movimento desses, o sistema tenta se resguardar e se preparar para que as próximas “jogadas” não sejam iguais às anteriores. A quem mais interessaria uma greve? Tudo deve ser feito (em termos de melhorias e subsídios) para que esta greve não aconteça. A questão do óleo diesel não é também aproveitamento político de uma situação internacional e de cunho “de má gestão administrativa nacional”? Tem também a questão de uma guerra que demore muito mais do que três meses entre Estados Unidos da América e Israel contra o Irã, com perspectiva de aumento nos preços dos combustíveis? Certo mesmo é que o custo de vida anda altamente elevado em todos os setores da vida. Agora, mexer com quem movimenta o país e transporta o que toda uma sociedade constituída faz jus é algo delicado e complicado!

DEUS te livre? De quê, de quem e de quais situações? De apertos financeiros e dependência contínua de pessoas que não pensam na coletividade. A República Federativa do Brasil precisa de uma nova roupagem ou de mudança realmente cultural? Você já pensou o quanto é absurdo “mexer em dinheiro público”? É algo gravíssimo. E qual a razão da periculosidade? Quem não cuida bem do dinheiro, com certeza, o céu não terá? Se Dante Alighieri ainda estivesse vivo, com certeza acrescentaria esse componente a todo aquele que herdará o inferno. Quando alguém “desvia ou rouba”, ou não gere bem o que é público, afeta milhares, milhões de seres humanos. A segurança pública passa a não existir ou se torna apenas um faz de conta. A saúde começa a não transparecer confiança e as pessoas ficam com medo de adoecer e morrer. No setor educacional, quando alguém faz estripulias com o dinheiro público, “mata a esperança” de pessoas que seriam a única alternativa para muitas famílias evoluírem socioeconomicamente e até mesmo politicamente!

Parece que o dia começou tarde pro nobre escritor? Pensa que vida acadêmica é brincadeira? Os estudos são que nem o bom trabalho: deixou acumular, já era. O segredo é avançar sobre o conteúdo pra que, lá na frente, possa até mesmo reestudar ou revisar. A vida não é apenas como muitos católicos imaginam: mero faz de conta. A vida é dura e não é somente pra quem é mole. No Brasil, é chegado o tempo de que quem tem juízo faz de tudo pra evitar fraquejar ou agonizar, pois, quando isso acontece, tem sempre alguém de plantão pra “impulsionar o não trilhar o caminho do bem”. Sabe o que mais deve pedir a Deus? Que te livre das más companhias e de todos aqueles que se acostumaram com o errado e o alheio. Ser bom cristão é ter vida digna e que o testemunho arraste multidões!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes