Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Comportamento VIDA SEM CUIDADOS?

Doenças e solidão?

Cuidar é Fazer o que ninguém se importa em fazer!

16/03/2026 às 09h40 Atualizada em 16/03/2026 às 10h37
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://semprebem.paguemenos.com.br/
Foto: https://semprebem.paguemenos.com.br/

São dois dilemas? Na verdade, são dois momentos de profunda reflexão? Mas quem deseja isso? Nós não desejamos. Saúde é algo muito precioso, mais até que o dinheiro e o poder. A verificação constante da saúde é algo elementar para quem não pensa apenas no dia de ontem e de hoje, mas também no dia de amanhã. Acordar de forma saudável é uma alegria. E, para que isso aconteça, envolvem-se inúmeros fatores. E um deles é procurar, com acompanhamento correto, o fazer constante de exercícios físicos.

Quais os significados de doenças e solidão? Doença é qualquer desvio prejudicial do estado de saúde estrutural ou funcional de um organismo, caracterizado por sinais e sintomas específicos. Diferente de uma lesão física, é um processo patológico (agudo, crônico ou degenerativo) que afeta o funcionamento normal do corpo ou da mente, muitas vezes exigindo tratamento médico. A solidão é um sentimento subjetivo e doloroso de isolamento, desconexão social ou falta de pertencimento, que pode ocorrer mesmo estando acompanhado. Diferente do isolamento físico, é uma sensação emocional de vazio, carência afetiva ou incompreensão, muitas vezes associada à tristeza e a problemas de saúde mental, diferenciando-se da solitude (escolha voluntária de estar só).

Doenças e solidão? São coisas sérias. Há muita gente não apenas doente fisicamente. Alguns dizem que o número de pessoas que faz uso de medicamentos simplesmente para conseguir dormir é cada vez mais assustador. Mas qual o sentido de associar doenças e solidão? Muitas vezes ficamos pensando como alguém adoece e não tem alguém para cuidar. Deve ser realmente algo assustador. Muitos livros já explicam que a cura advém não somente do aspecto medicamentoso, mas sobretudo do carinho e da atenção recebidos durante o próprio processo de tratamento.

A solidão espontânea pode ser importante para o salutar desenvolvimento intelectual, mas no contexto de opção por uma solitude. Relacionar-se é, de fato, muito importante. O isolamento provoca apatia e desencorajamento contínuo. Até mesmo os monges possuem momentos de interação (o recreio) entre os colegas de suas comunidades. E como interagir em um mundo “totalmente esculhambado”? Somente nas Igrejas — e, mesmo assim, é preciso escolher bem, pois, do contrário, pode ser pior do que meramente se imagina. Eita, JESUS!

Doença e solidão? Especificamente as doenças são momentos de profunda interiorização. Muitas vezes, até mesmo uma gripe forte faz você passar por momentos muito difíceis. Há um ditado religioso que diz que realmente se conhecem as pessoas nas enfermidades. É nas enfermarias que os verdadeiros humanos muitas vezes se revelam.

A instantaneidade da vida e a necessidade de manter o mínimo possível de conforto para si mesmo e para seus familiares agravam-se a cada dia, e isso, lá na ponta, dificulta ainda mais o processo de cuidar. Dias desses, alguém próximo adoeceu fortemente e, além dos medicamentos e da atenção, o que proporcionou o pronto restabelecimento foi o “carinho e atenção” dispensados por parte dos sobrinhos, amigos, amigas e familiares.

E como, nos dias atuais, ainda ter a devida atenção familiar? Principalmente em um mundo que não mais valoriza a pessoa humana? Visitar Igrejas e participar todos os domingos é fácil. Bons cristãos devem ir além disso. Cuidar bem dos outros é uma das missões do cristianismo. Simplesmente falar de Cristo Jesus é fácil. Sentir-se cristão de verdade é, de fato, acolher!

Doença e solidão? São dois problemas invisíveis que atualmente passam despercebidos. Sempre é bom lembrar que o corpo humano depende de inúmeros fatores para estar bem. Fazer o bem sem olhar a quem faz com que o que se pensa que é perda de tempo, em futuro não tão distante, seja considerado ter optado pelo que realmente importa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes