Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Internacional QUARESMA

Reflexão para o IV Domingo

Brasil vive um caos porque renega a palavra de Deus?

15/03/2026 às 06h05 Atualizada em 15/03/2026 às 06h11
Por: Josenildo Melo Fonte: Silvonei José / Rádio Vaticano
Compartilhe:
Foto: (Orazio De Ferrari) VaticanNews
Foto: (Orazio De Ferrari) VaticanNews

Reflexão para o IV Domingo da Quaresma

Ao encontrar Jesus, aquele que fora cego faz sua profissão de fé, ajoelhando-se e proclamando Jesus como Senhor.

Vatican News - Josenildo *Melo

A primeira leitura nos diz que Deus não se impressiona com a aparência; seus critérios são outros. Enquanto o homem “vê a aparência, Deus olha o coração” (cf. 1Sm 16,7). E o coração que agrada a Deus é o dos pequenos, dos humildes. Também nós não deveríamos nos impressionar com a beleza externa das pessoas, mas deixar o Espírito falar e observar a beleza interior.

No Evangelho, o cego é o único dentre a multidão a reconhecer Jesus como o Messias, como o Redentor, como o Senhor. Sua profissão de fé é feita aos poucos. Primeiro, ele pede a cura para sua deficiência visual. Após a cura física, ele vai proclamando que foi Jesus quem o curou. Isso causa problemas com os sacerdotes e ministros religiosos. O cego não tem dúvidas e desafia os poderosos, que o expulsam da comunidade.

Ao encontrar Jesus, aquele que fora cego faz sua profissão de fé, ajoelhando-se e proclamando Jesus como Senhor.

A reação de Cristo, diante do confronto do ex-cego com a liderança religiosa e a multidão, registra duas cegueiras: a física e a espiritual. “Se vocês fossem cegos, não teriam pecado. Mas, como dizem que enxergam, o seu pecado permanece”, diz às lideranças. Pecado é permanecer na escravidão de convicções antigas que não libertam; é não procurar a verdade e não se abrir a ela; é não reconhecer, em Jesus de Nazaré, a luz que veio ao mundo.

É sobre a luz de Jesus que fala o texto da Carta de Paulo aos Efésios. Pelo batismo, fomos iluminados pela luz de Cristo. Deixemo-nos iluminar por ela. O fruto dessa luz chama-se bondade, justiça e verdade.

A fé é a iluminação que nos faz ver.

O ser humano corre o risco de fazer escolhas segundo as aparências. O episódio do cego nos confirma esse risco, quando os mestres da Lei rejeitam o testemunho dele e o expulsam. São Paulo disse-nos que Cristo é Luz e ilumina a nós, os batizados.

Um antigo hino cristão, usado pelo Apóstolo, encerra nossa reflexão:
“Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá.”

*Vaticanista - Jornalista especializado em coberturas do Vaticano

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes