
A falácia do presidente Lula de que "nenhum aposentado terá prejuízo" pode até virar verdade.
Sim, pois o governo pode muito bem ressarcir, um a um, os mais de 6 milhões de velhinhos e velhinhas assaltados por uma quadrilha formada por sindicatos e associações - com a conivência do próprio INSS.
A questão, presidente Lula, é: com que dinheiro? Dinheiro público? Não existe isso, cara-pálida. O dinheiro dos impostos é do povo brasileiro.
E então, com a maior serenidade no olhar, o presidente solta: “o governo não quer fazer um show de pirotecnia”.
Não, senhor presidente. O povo brasileiro não quer mais pirotecnia, não. Chega de ver o fogo queimando o dinheiro dos aposentados, das viúvas, dos indígenas, das pessoas com deficiência. Chega de roubo, de esquema, de desvio, de maracutaia, de corrupção no Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS. Mas, que seguridade é essa?
O senhor não pode tapar um buraco e descobrir outro. Não pode penalizar o cidadão pagador de impostos para cobrir um assalto praticado por seus comandados - inclusive por seu irmão de sangue, José Ferreira da Silva, o Frei Chico. Esqueceu, presidente?
Não há pirotecnia alguma. O que há é furto. Roubo. Um assalto aos velhinhos e velhinhas do INSS. Um povo sofrido, já penalizado pela vida. Um crime tão asqueroso que chega a causar asco, com redundância mesmo. Sobretudo, agora quando descobre-se que os mais vulneráveis do grupo, as pessoas com problemas de cognição mental e mobilidade eram os alvos preferidos do consórcio criminoso.
E, em vez de fazer uma mea culpa, o senhor, como sempre, tenta terceirizar a irrespnsabilidade de seu governo. “Ah, tudo isso começou no governo passado... e você sabe quem era o presidente em 2019”.
Então, presidente Lula, por que o senhor, o PT e - a esquerda como um todo - não querem uma CPI para apurar o caso? Se começou no governo Bolsonaro, se ele tem culpa no cartório, se é o pai dessa corrupção vergonhosa, não seria mais lógico apoiar a CPI?
Negar a CPI, tentar desmobilizar parlamentares, pedir que retirem assinaturas - é ou não é uma confissão de culpa?
Terceirizar a culpa e apontar para o governo Bolsonaro não é apenas ridículo, é desinteligente.
Sim, ao que se sabe, Bolsonaro não criou nenhum sindicato. Não tem nenhum irmão associado à CONTAG. Nenhum parente criou associação para lesar aposentado.
Pelo contrário, foi na gestão dele que o governo tentou criar mecanismos para conter essa sangria - que, salvo engano -, ainda estava na casa de um quarto de bilhão. Já na sua gestão, presidente Lula, o consórcio criminoso, depois de revogar essas medidas, superou os R$ 6,3 bilhões, podendo chegar, segundo estimativas, a R$ 90 bilhões.
Um escândalo que pode superar facilmente o Mensalão e o Petrolão juntos.
“Nenhum aposentado terá prejuízo”, diz Lula.
Mas a pergunta que não quer calar continua: com que dinheiro? E por que evitar a CPI, se há mesmo interesse em justiça?
ESCOLA DO RECIFE Tobias Barreto de Menezes: o jurista que revolucionou o pensamento jurídico brasileiro
NAS MÃOS DOS COIOTES Fugindo do “inferno”: por que milhares de cubanos agora escolhem o Brasil para recomeçar a vida?
ATENAS ALAGOANA Penedo: a Atenas do Nordeste que encantou Dom Pedro II e preserva quase cinco séculos de história às margens do Velho Chico
REJEIÇÃO INTERNA Vinícius Dias expõe resistência no PT e revela por que Iasmin recuou da suplência
POLÍCIA FEDERAL Quanto mais mexe, mais fede: cerco da PF aperta e Jaques Wagner vira problema para o Planalto
ACESSO A PF E PGR Vorcaro não queria influência. Queria acesso ao topo da República
JUSTIÇA DO TRABALHO Maria Suzete Monte Diógenes: uma vida dedicada à Justiça, ao conhecimento e ao serviço público
PROPINODUTO MASTER A queda da engolideira: quando o Banco Master deixou de ser banco para virar máquina de poder
TURISMO AMERICANO Ranking revela as melhores cidades dos Estados Unidos em 2026: por onde começar a realizar o sonho americano?
Mín. 23° Máx. 32°