Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral CONFISSAO DE CULPA

Ao se colocarem contra a CPI para investigar a gatunagem no INSS, Lula e PT assinam uma ‘confissão de culpa’

Sim. Afinal, quem não deve não teme. E se tudo começou no governo passado, por que não apoiar a CPI?

11/05/2025 às 06h00
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Lula diz que vai ressarcir os velhinhos gatunados pelo INSS mas não diz de onde tirará o dinheiro - Foto: Reprodução
Lula diz que vai ressarcir os velhinhos gatunados pelo INSS mas não diz de onde tirará o dinheiro - Foto: Reprodução

A falácia do presidente Lula de que "nenhum aposentado terá prejuízo" pode até virar verdade.

Sim, pois o governo pode muito bem ressarcir, um a um, os mais de 6 milhões de velhinhos e velhinhas assaltados por uma quadrilha formada por sindicatos e associações - com a conivência do próprio INSS.

A questão, presidente Lula, é: com que dinheiro? Dinheiro público? Não existe isso, cara-pálida. O dinheiro dos impostos é do povo brasileiro.

E então, com a maior serenidade no olhar, o presidente solta: “o governo não quer fazer um show de pirotecnia”.

Não, senhor presidente. O povo brasileiro não quer mais pirotecnia, não. Chega de ver o fogo queimando o dinheiro dos aposentados, das viúvas, dos indígenas, das pessoas com deficiência. Chega de roubo, de esquema, de desvio, de maracutaia, de corrupção no Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS. Mas, que seguridade é essa?

O senhor não pode tapar um buraco e descobrir outro. Não pode penalizar o cidadão pagador de impostos para cobrir um assalto praticado por seus comandados - inclusive por seu irmão de sangue, José Ferreira da Silva, o Frei Chico. Esqueceu, presidente?

Não há pirotecnia alguma. O que há é furto. Roubo. Um assalto aos velhinhos e velhinhas do INSS. Um povo sofrido, já penalizado pela vida. Um crime tão asqueroso que chega a causar asco, com redundância mesmo. Sobretudo, agora quando descobre-se que os mais vulneráveis do grupo, as pessoas com problemas de cognição mental e mobilidade eram os alvos preferidos do consórcio criminoso. 

E, em vez de fazer uma mea culpa, o senhor, como sempre, tenta terceirizar a irrespnsabilidade de seu governo. “Ah, tudo isso começou no governo passado... e você sabe quem era o presidente em 2019”.

Então, presidente Lula, por que o senhor, o PT e - a esquerda como um todo - não querem uma CPI para apurar o caso? Se começou no governo Bolsonaro, se ele tem culpa no cartório, se é o pai dessa corrupção vergonhosa, não seria mais lógico apoiar a CPI?

Negar a CPI, tentar desmobilizar parlamentares, pedir que retirem assinaturas - é ou não é uma confissão de culpa?

Terceirizar a culpa e apontar para o governo Bolsonaro não é apenas ridículo, é desinteligente.

Sim, ao que se sabe, Bolsonaro não criou nenhum sindicato. Não tem nenhum irmão associado à CONTAG. Nenhum parente criou associação para lesar aposentado.

Pelo contrário, foi na gestão dele que o governo tentou criar mecanismos para conter essa sangria - que, salvo engano -, ainda estava na casa de um quarto de bilhão. Já na sua gestão, presidente Lula, o consórcio criminoso, depois de revogar essas medidas, superou os R$ 6,3 bilhões, podendo chegar, segundo estimativas, a R$ 90 bilhões.

Um escândalo que pode superar facilmente o Mensalão e o Petrolão juntos.

Nenhum aposentado terá prejuízo”, diz Lula.

Mas a pergunta que não quer calar continua: com que dinheiro? E por que evitar a CPI, se há mesmo interesse em justiça?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
A NOTÍCIA E O FATO
A NOTÍCIA E O FATO
Sobre Douglas Ferreira é multimídia. Além de jornalista, é bacharel em Direito. Foi repórter da TV Clube, afiliada da Rede Globo, por 10 anos e, em Caxias, no Maranhão, apresentou o programa “Fala Caxias”. Fundou e dirigiu por seis anos a Folha do Cocais. Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Caxias e retornou a Teresina como âncora da TV Meio Norte. Por 20 anos, reportou e apresentou na TV Antena 10, afiliada da Record. Também foi assessor de imprensa do Tribunal de Justiça do Piauí e passou por rádios e pelos maiores portais do Estado. Sua vida é o jornalismo. No Sistema Move de Comunicação, foi editor do Portal Move Notícias e apresentador do Business Cast, do canal movetvweb no YouTube. Agora, está à frente do Gazeta Hora1.
Teresina, PI Atualizado às 14h01 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes