Quarta, 19 de Março de 2025
23°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Internacional PAZ?

Ucrânia aceita proposta dos EUA para cessar-fogo com a Rússia

Acordo prevê trégua de 30 dias, mas depende de aval do governo russo para entrar em vigor

12/03/2025 às 07h07 Atualizada em 12/03/2025 às 23h37
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Mike Waltz, e o secretário de Estado Marco Rubio se reúnem com autoridades sauditas e ucranianas em Jeddah, Arábia Saudita, na terça-feira - Foto: Reprodução
O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Mike Waltz, e o secretário de Estado Marco Rubio se reúnem com autoridades sauditas e ucranianas em Jeddah, Arábia Saudita, na terça-feira - Foto: Reprodução

A Ucrânia aceitou nesta terça-feira (11) uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia. O anúncio foi feito após uma reunião na Arábia Saudita, onde autoridades ucranianas e norte-americanas discutiram os termos da proposta. O presidente Volodymyr Zelensky afirmou que o plano oferece garantias de segurança por terra, água e mar ao país.

Segundo o portal G1, apesar da sinalização positiva da Ucrânia, o acordo ainda precisa da aprovação formal do governo russo para ser implementado. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, classificou a decisão ucraniana como um passo importante para a paz e demonstrou esperança de que Moscou também aceite a proposta.

Rubio afirmou ainda que o cessar-fogo poderá ser prorrogado, caso as negociações avancem entre as partes. O conselheiro de Segurança Nacional do ex-presidente Donald Trump, Mike Waltz, deve se reunir em breve com autoridades russas para tratar dos próximos passos. Durante o encontro, também foi firmado um compromisso entre Ucrânia e EUA para acelerar um acordo sobre exploração mineral e retomar o compartilhamento de inteligência militar.

Os detalhes específicos do cessar-fogo ainda não foram divulgados. Até o momento, não há uma data oficial para o início da trégua, que depende da adesão da Rússia. A expectativa é de que as conversas avancem nos próximos dias para formalizar o acordo entre os países.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários