Quarta, 19 de Março de 2025
23°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Política “ARRISCOSO”

Fábio Novo aposta alto na presidência do PT

Derrotado em Teresina, o deputado busca consolidar sua influência interna, mas o preço do fracasso pode ser sua relevância política

11/02/2025 às 08h22
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Fábio Novo acredita que pode unificar o PT - Foto: Reprodução
Fábio Novo acredita que pode unificar o PT - Foto: Reprodução

Fábio Novo: articulador político ou nome fadado ao fracasso?

A derrota de Fábio Novo, na disputa pela Prefeitura de Teresina em 2024 foi mais do que um revés pessoal; representou um duro golpe para o PT na capital piauiense. Apesar de sua habilidade em reunir diversas forças políticas ao seu redor, a votação final expôs sua fragilidade eleitoral. Agora, ele tenta se reerguer disputando a presidência do Partido dos Trabalhadores no Piauí, com a promessa de unificação da legenda.

O petista saiu fortalecido ou apenas prolonga sua sobrevida política?

A nova empreitada de Fábio Novo é arriscada. Se vencer a disputa interna, pode consolidar-se como um dos principais articuladores do partido no Estado. No entanto, uma derrota dentro da própria legenda pode ser o golpe final em sua carreira política. Sua dificuldade de conquistar votos em eleições majoritárias mostra que sua influência pode não ser tão abrangente quanto ele afirma.

Fábio Novo confirma candidatura e aposta na unificação do PT

O deputado estadual Fábio Novo anunciou sua candidatura à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores, em pleito marcado para julho de 2025. Em entrevista, ele justificou sua decisão afirmando que busca unificar a sigla.

“Coloquei meu nome à disposição para ver se conseguimos unificar [o partido]. Já fui presidente do partido e tenho conversado com várias lideranças comunitárias, com deputados estaduais e federais, e todos têm sinalizado nesse sentido, de que é necessário um nome que possa ajudar a unificar o partido e apresentar uma plataforma para os próximos desafios dos próximos anos”, declarou.

Um salto ousado ou um tiro no pé?

Segundo Fábio Novo, seu nome tem sido cogitado graças à sua capacidade de diálogo.

“Isso não é só resultado das eleições aqui. Isso é resultado de uma trajetória que, modéstia à parte, nosso nome tem. Já fui, antes de disputar a Prefeitura de Teresina, líder do Governo, e uma das características que ficou bastante forte foi o poder de diálogo, quando dialogamos até com a oposição e conseguimos aprovar projetos importantes para o Estado”, afirmou.

Entretanto, a história recente mostra que poder de articulação nem sempre se traduz em votos. Caso Novo saia derrotado dessa nova disputa, poderá estar assinando sua sentença política definitiva. A questão que fica é: até onde sua influência política consegue levá-lo?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
A NOTÍCIA E O FATO
A NOTÍCIA E O FATO
Sobre Douglas Ferreira é multimídia. Além de jornalista, é bacharel em Direito. Foi repórter da TV Clube, afiliada da Rede Globo, por 10 anos e, em Caxias, no Maranhão, apresentou o programa “Fala Caxias”. Fundou e dirigiu por seis anos a Folha do Cocais. Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Caxias e retornou a Teresina como âncora da TV Meio Norte. Por 20 anos, reportou e apresentou na TV Antena 10, afiliada da Record. Também foi assessor de imprensa do Tribunal de Justiça do Piauí e passou por rádios e pelos maiores portais do Estado. Sua vida é o jornalismo. No Sistema Move de Comunicação, foi editor do Portal Move Notícias e apresentador do Business Cast, do canal movetvweb no YouTube. Agora, está à frente do Gazeta Hora1.
Teresina, PI Atualizado às 02h10 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Qui 31°C 22°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 31°C 21°C
Dom 32°C 21°C
Seg 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes