Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde NEGLIGÊNCIA?

Desperdício de 58,7 milhões de vacinas gera prejuízo de R$ 1,7 bilhão ao contribuinte

Falta de campanhas de conscientização e logística ineficiente contribuem para descarte de imunizantes; Ministério da Saúde não admite negligência, mas promete inovações para evitar novos desperdícios

13/11/2024 às 08h07
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Prejuízo de R$ 1,7 bi ao erário - Foto: Reprodução
Prejuízo de R$ 1,7 bi ao erário - Foto: Reprodução

O recente desperdício de vacinas, incluindo 58,7 milhões de doses de imunizantes descartadas pelo Governo Federal desde 2023, gerou um prejuízo estimado em R$ 1,7 bilhão. Esse montante, segundo o Ministério da Saúde, decorre de fatores como estoques herdados com datas próximas ao vencimento, baixa adesão da população e uma logística inadequada para a distribuição dos imunizantes.

Por que as vacinas não foram aplicadas?

Especialistas apontam várias razões para o desperdício das vacinas. Entre elas, está a baixa adesão da população às campanhas de imunização, em parte causada pela desinformação e pelo avanço de movimentos antivacina. Além disso, a logística de distribuição e a comunicação pública falharam, dificultando o acesso e a conscientização da importância da imunização contra a Covid-19 e outras doenças.

Outra dificuldade foi a chegada de muitos lotes de vacinas contra a Covid-19 com prazos de validade próximos ao vencimento, o que limitou o tempo para a distribuição e uso antes de serem descartadas. Isso leva a um questionamento simples: por que não foram devolvidas ao fornecedor?

Falta de campanhas e gestão ineficiente

A falta de campanhas consistentes de conscientização sobre a importância das vacinas é outro fator apontado por especialistas. A cobertura vacinal melhorou em algumas áreas, mas ainda não atingiu a meta de 95% de imunização, conforme destacado pela epidemiologista Carla Domingues. Para doenças como difteria, tétano e coqueluche, por exemplo, o aumento na cobertura não foi suficiente para evitar o descarte de vacinas fora da validade.

Além disso, o coordenador da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alexandre Naime, criticou a gestão atual, considerando-a mal-articulada e falha. Segundo ele, o planejamento e a execução das campanhas de imunização poderiam ter sido mais bem coordenados entre o governo federal, Estados e municípios.

Porque outras vacinas também estão em falta?

Apesar do aumento na cobertura vacinal, algumas vacinas ainda estão em falta em postos de saúde devido a problemas logísticos e à má distribuição de recursos. Especialistas sugerem que o sucesso histórico do Programa Nacional de Imunizações (PNI) contribuiu para uma complacência pública em relação à importância das vacinas, especialmente após a erradicação de muitas doenças. A falta de campanhas publicitárias e de comunicação de impacto pode ter reduzido a frequência com que as pessoas buscam vacinas para si e seus filhos. Trocando em miúdos o governo federal negligenciou a vacinação.

Inovações para evitar novos desperdícios

O Ministério da Saúde, buscando evitar mais desperdícios, anunciou novas práticas, como a entrega parcelada dos imunizantes pelos laboratórios e a possibilidade de troca por versões mais recentes aprovadas pela Anvisa. Essas mudanças pretendem ajustar a oferta à demanda e evitar que grandes quantidades de vacinas sejam descartadas no futuro, reduzindo o impacto financeiro de eventuais perdas e melhorando a gestão do estoque de vacinas.

O cenário aponta para a necessidade de melhorar a eficiência na gestão da saúde pública e de investir em campanhas informativas e de conscientização, além de adotar um controle mais rígido na compra e armazenamento de imunizantes para otimizar o uso dos recursos públicos e reduzir o desperdício.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários