Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cultura IDEOLOGIAS

Cuidado com o cinema?

Mundo das artes faz bem à vida mas seja prudente!

17/03/2026 às 08h47 Atualizada em 17/03/2026 às 09h23
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://pixabay.com/
Foto: https://pixabay.com/

Apenas e tão somente? Não é praticamente todo o arcabouço construtor da tal dita cultura que está “contaminado”? O cinema norte-americano tem passado por inúmeras modificações, mas se engana quem acredita que o sistema americano, em todas as suas esferas, funciona apenas e tão somente à base de “dinheiro”. Cultura, cinema etc. e tal é que nem evangelismo.

Como assim? Exemplo: de que adianta ou adiantará o evangelismo protestante? O efeito é muito demorado e não se solidifica. O catolicismo investe onde as coisas podem permanecer. Quantos papas já não receberam os donos das big techs? Vários. E quantas ordens religiosas e congregações investem anualmente em filmes e séries? Várias. E atualmente passaram a possuir as suas próprias produtoras de conteúdo.

Os evangélicos, quando chegam a um lugar, estudiosos costumam dizer que os católicos já estão em outros patamares. Exemplo: começaram a investir em rádio e TV. Qual segmento “empresarial” ainda quer emissoras de rádio e TV? NINGUÉM. O custo é muito alto e o retorno não vale a pena. Praticamente NINGUÉM vê mais TV ou escuta emissoras de rádio. Basta ter os aplicativos! O streaming é “a febre”, e não apenas do momento. O topo da pirâmide não está mais nem aí para o que se passa em rádio e TV!

Cuidado com o cinema? Cuidado com as editoras também? Certo mesmo é que os calvinistas estão corretos. A evangelização quem faz é Cristo Jesus, Deus; os reformados não devem enveredar de cabeça nesse “negócio moderno” de evangelizar. O cuidar bem dos seus eleitos faz com que “eleitos que ainda não descobriram Cristo” se acheguem ao bom Deus.

Mas quem de fato determina a forma de evangelizar é o próprio Deus, diz João Calvino, de forma clara e precisa. E o cuidado com o cinema, onde fica o tema? No sentido de que não teria a mínima condição de um filme, apenas baseando-se em aspectos ideológicos, ganhar um Oscar. Essa premiação é muito séria. A Academia do cinema americano leva em conta a qualidade no sentido amplo.

Qual filme ou série brasileira, genuinamente produzida neste país, tem de fato algo relevante para o mundo civilizado? É difícil encontrar. Mas o filme foi visto por milhares de pessoas? Para escrever e criticar, devemos assistir — e não apenas uma vez. Fizemos isso. E o resultado do Oscar 2026 foi justo. A qualidade dos filmes vencedores é de fato superior. O brasileiro “abusou de ideologismo”. Chega disso!

Cuidado com o cinema? Não apenas e tão somente? O cinema norte-americano também tem seus defeitos, pois faz parte de um “conglomerado de hegemonia”. Já percebeu que tem gente que prefere o cinema, os filmes e as séries a ler a palavra de Deus?

Ver bons filmes de vez em quando é uma coisa; tornar-se “viciado em telas” é outra completamente diferente. Todo tempo deve ser equilibrado. Mas somente a esquerda toma a cultura? Já foi. A direita também avança no setor cultural, e agora de forma muito rápida.

Mas como se percebe isso? Ao ouvir ou ler as legendas (se você não fala ou entende o inglês e outros idiomas), você percebe nas frases sempre algo “embutido de forma muito peculiar”. Caramba! Quer dizer que tudo no mundo é conspiração dominatória? O contexto de análise não é esse. A questão é a qualidade do que é produzido e com que intuito é disponibilizado. A cultura foi, é e sempre será alvo disso!

Num filme, o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação — Charles Chaplin.
Cinema-verdade? Prefiro o cinema-mentira. A mentira é sempre mais interessante do que a verdade — Federico Fellini, Revista L’Arc, nº 45 (1971). Cinema é a fraude mais bonita do mundo — Jean-Luc Godard.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes