Pra quê? Calma! Qual é o seu dia reservado para parar um pouco? Todo homem organizado possui um dia para uma pausa! Não vale o domingo, pois, além de todos os dias serem do Senhor Deus, este dia é exclusivo para Cristo Jesus, Deus.
Vamos lá então! O nosso dia reservado para uma boa leitura de um excelente livro é a quinta-feira. Nesse dia, procuramos ter no máximo um ou dois compromissos. Todo o dia é dedicado a pensar, estudar e ler um pouco mais. Afinal, para escrever um bom texto é necessária muita leitura e reflexão! Além disso, em primeiro lugar, é preciso pedir ao bom Deus inspiração, prudência, equilíbrio e muito juízo.
E nesse dia reservado não constam apenas estudos e leituras! Um dia reservado deve ser também um dia para viver um pouco mais o ambiente familiar e, consequentemente, estreitar ainda mais os laços. A oração, nesse dia, é bem mais atenciosa!
Qual o dia reservado? Que dia você tem para manter-se um pouco mais informado e não de maneira superficial? Nos dias de hoje, a atenção ao mundo das informações deve ser redobrada. Não basta apenas ler e reler algo, mas, sobretudo, checar as notícias com mais atenção.
Depois da chegada da internet, onde melhor acessar fatos e acontecimentos? Em portais e sites que prezam pelo jornalismo isento e discreto! Mas todo veículo possui um lado ideológico? Você pode estar certo, mas existem meios que colocam seu ponto de vista de forma mais explícita e, logo de cara, todo bom leitor percebe a linha editorial. Alguns tentam “andar pelo caminho” da subserviência e parecem muito mais assessorias de imprensa do que veículos do bom jornalismo e da verdade!
O que é, de fato, certo? Em portais e sites você terá menos riscos de estar acessando algo enviesado. No entanto, é sempre preciso ressaltar que os “tradicionais meios de comunicação” já não são garantia de notícias plenamente de acordo com a verdade e sem filtros. Conhece o programa Oeste Sem Filtro? Esse é um meio com notícias sérias!
Qual o dia reservado? Para visitar alguém que faz tempo que você não visita? Para meditar um pouco mais na leitura da Sagrada Escritura? Alguém pode ter outras respostas, mas o contexto aqui é tudo aquilo que é saudável e faz bem não somente ao aspecto material, mas, sobretudo, ao espiritual.
Afinal, o que é a vida? É um estado complexo que distingue organismos com processos biológicos (metabolismo, crescimento, reprodução e resposta a estímulos) da matéria inanimada, sendo definida cientificamente por características como células, homeostase e evolução, enquanto, filosoficamente, envolve propósitos, experiências, energia e o mistério da existência. É um sistema químico autorreplicativo que evolui, busca energia e se adapta ao ambiente, com aspectos que vão da biologia molecular à busca por sentido pessoal.
Ter um dia especial para pensar na vida é algo prazeroso e salutar. Os tradicionais monges beneditinos fazem isso continuamente. Os puritanos também faziam isso diariamente. Parar um pouco faz bem!
Qual o dia reservado? Para dar uma olhada ou até mesmo assistir a uma boa série ou filme? Mas todo dia é dia de culto ou missa em qualquer Igreja cristã! Será que você é daqueles que cultuam Jesus Cristo, Deus, apenas de vez em quando e sempre de forma ocasional? Se for, não faça isso.
Deus é bom, fiel e justo, mas os presbiterianos costumam dizer que os eleitos de Deus (que ninguém sabe quem são) são detectáveis pelos atos contínuos de adoração a Jesus Cristo, Deus. Estar na casa do Senhor é um dos sinais visíveis de devoção e lealdade Àquele que criou tudo e a todos.
Mas e os não cristãos, e até mesmo aqueles que não acreditam em Deus? Você sabe verdadeiramente se não o são? Julgamentos cabem somente ao Todo-Poderoso, e a liberdade religiosa e de expressão são valores que devem ser cultivados e respeitados. Deus compreende a todos!