Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cultura REFLEXÃO

Experiência de vida?

Experiência de vida é o conjunto de vivências, aprendizados, memórias e sentimentos que uma pessoa acumula ao longo da sua jornada, moldando sua personalidade, valores, crenças, identidade e visão de mundo, sendo crucial para o desenvolvimento pessoal e profissional, pois gera repertório para lidar com situações futuras.

17/01/2026 às 09h03 Atualizada em 17/01/2026 às 14h04
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://frasesparafoto.com.br/natureza/
Foto: https://frasesparafoto.com.br/natureza/

O que são evidências? São informações, fatos, sinais ou vestígios que apoiam ou confirmam uma afirmação, hipótese ou teoria, sendo cruciais para validar ideias em diversos campos, como ciência, direito e investigações, atuando como suporte empírico para chegar à verdade ou a uma conclusão. Podem variar de provas concretas (fotos, documentos) a indícios (rastros, sintomas) que, juntos, constroem um cenário mais claro, diferenciando-se de “provas” por serem a base que, analisada, pode levar a uma prova formal.

Tudo isso para começar a falar de experiências de vida? É a forma “jesuítica”, enigmática, de escrever. Falar é uma coisa. Proferir palavras é algo a mais. Agora, a partir do momento em que se escreve algo, aí são outros quinhentos! Afinal, o mundo não é constituído apenas de pessoas de bem e de torcidas que animam e constroem as vitórias!

Experiência de vida? É a humildade de pedir a Deus, todos os dias, sabedoria e juízo. Mas onde buscar ou encontrar algo que “sacie a alma”? Nesse sentido, a vida vai sendo vivida, e as experiências da própria vida vão moldando as pessoas. Não tem saída: a única forma de andar dentro das leis é seguir os mandamentos de Jesus Cristo, Deus. Eis a cartilha da vida.

E qual o sentido de iniciar um artigo falando de evidências? É perceber que, normalmente, muitos intelectuais não gostam dos evangelhos simplesmente porque não existem muitas evidências da sua veracidade absoluta. E daí? Somente por isso as pessoas deixarão de “se alimentar de algo tão precioso”? Se você é daqueles que, além dos aspectos racionais, cultiva e exercita “a escuta ao povo simples”, irá presenciar o quanto eles se sentem seguros perante fatos e acontecimentos simplesmente por possuírem uma fé sólida e serena.

O cérebro, a mente, o corpo humano não são brincadeira. Essa ideia de que devemos ter muito cuidado com o que lemos, vemos e ouvimos é realmente séria. Ciclo de vida em ambientes bons e com valores ajuda a vivenciar a vida com equilíbrio e prudência. Tudo isso é a construção de experiências!

Experiência de vida? É, ao passar dos cinquenta anos de idade, começar a analisar o que realmente vale a pena fazer você se deslocar do sossego de sua residência para ir ao encontro de algo ou alguém. É valorizar o que o suor do seu rosto já construiu e ainda constrói. É não tomar mais decisões apenas baseando-se em aspectos emocionais e sentimentais.

Experiência de vida saudável é começar a possuir pragmatismo perante fatos e acontecimentos e perceber o que lhe é mais útil e menos desgastante do ponto de vista físico e emocional. Mas isso não é viver; é apenas dar passos racionais na vida? Acaba de pensar ou imaginar um cético ou tipos de pessoas que gostam de adrenalina em toda e qualquer situação?

Julgamentos pertencem somente a Jesus Cristo, Deus. Mas certo mesmo é que existe um provérbio popular muito peculiar: “o seguro morreu de velho, e o desconfiado ainda hoje está vivo”. Os norte-americanos chegaram ao ponto de que tudo na vida deles possui algum tipo de seguro. Experiência de vida também é não esperar os perrengues acontecerem, mas estar preparado de toda forma para quando eles se revelarem!

O que são provérbios? São frases curtas e populares que expressam sabedoria, conselhos ou verdades sobre a vida, baseados no senso comum e na experiência de um povo, transmitidos oralmente por gerações e geralmente anônimos, como “Devagar se vai ao longe” ou “A pressa é inimiga da perfeição”. Eles são uma parte importante da cultura popular, ajudam a orientar situações do cotidiano e costumam ser poéticos, metafóricos e fáceis de memorizar.

Muitos gostam de ler e reler o livro de Salmos; que tal dar também um pouco mais de atenção ao livro de Provérbios e ao bom Eclesiastes?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes