Consciência social
“Por que me fazes ver a injustiça e contemplar a maldade?”
Habacuque 1:3
Não são problemas pessoais nem familiares que afligem o profeta Habacuque e o levam à oração. Ele não fala em “minha queixa”, “minha desgraça”, “minha aflição”, “meu fracasso”, “meu gemer”, “meu inimigo”, como a maior parte dos salmos.
Em suas orações, Habacuque está preocupado com os problemas que afligem as nações e a sociedade em geral:
“Por que me fazes ver a injustiça e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso, a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece” (1:3-4).
“Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida” (1:4).
“Tornaste os homens como peixes do mar, como animais que não são governados por ninguém” (1:14).
Essa modalidade rara de oração agrada a Deus, exercita a fraternidade e o altruísmo e ainda massacra o individualismo e o egoísmo.
Retirado de Meditações Diárias [Elben César]. Editora Ultimato.
Devocional: Reconhecendo o que Deus já fez
Confie no Senhor de todo o seu coração
e não se apoie
em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor
em todos os seus caminhos,
e Ele endireitará as suas veredas.
— Provérbios 3:5-6
A gratidão é um dos sentimentos mais preciosos que podemos expressar. Quando olhamos para o versículo de Provérbios 3:5-6, somos lembrados da importância de confiarmos no Senhor de todo o nosso coração e não depender apenas do nosso próprio entendimento.
A verdadeira gratidão nasce quando reconhecemos que cada bênção e cada desafio que enfrentamos são oportunidades para confiarmos em Deus e glorificá-Lo em todos os nossos caminhos.
Muitas vezes, somos tentados a confiar em nossas próprias habilidades. No entanto, a Palavra de Deus nos lembra que, ao confiarmos plenamente no Senhor, Ele endireitará nossos caminhos. A gratidão surge quando reconhecemos que não estamos sozinhos, que Deus está sempre conosco, guiando-nos e sustentando-nos.
A gratidão nos leva a olhar para trás e agradecer por todas as vezes em que o Senhor endireitou nossas veredas, mesmo quando não entendíamos o porquê das coisas. Nos momentos de alegria e nos tempos de provação, somos chamados a expressar nossa gratidão a Deus, porque Ele é fiel!
Que possamos confiar plenamente no Senhor, reconhecendo Sua soberania em todos os aspectos de nossas vidas, e que nossa gratidão transborde como um testemunho de nossa fé. Que possamos viver cada dia cultivando um coração grato que honra a Deus em todas as circunstâncias.
Reconheça o que Deus já fez!
-
Inicie o dia em oração, confiando em Deus e agradecendo por Sua orientação em seus caminhos.
-
Esteja consciente da presença de Deus em todos os aspectos da vida, buscando Sua vontade em suas decisões.
-
Expresse gratidão por Suas bênçãos e desafios, lembrando que Ele endireita suas veredas, mesmo quando não compreendemos.
Para orar:
Senhor, reconheço a Sua presença. Obrigado por guiar a minha vida. Até mesmo nos meus planos, quando dão certo, sei que só foram viáveis por Sua misericórdia. Reconheço o Seu favor e a Sua presença na minha vida. Obrigado, Pai. Amém.
Clique, acesse e leia também em https://www.bibliaon.com/devocional_diario/