Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Comportamento CONHECIMENTO

Janeiro e fevereiro?

É a compreensão, informação e consciência de algo, adquirida por estudo, experiência, percepção ou descoberta, permitindo entender, interpretar e dar sentido ao mundo, resolver problemas e tomar decisões, sendo construído na relação entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. Existem diferentes tipos, como o científico (metódico), empírico (experiência), filosófico (reflexão) e o tradicional (cultural).

09/01/2026 às 09h29 Atualizada em 09/01/2026 às 12h36
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://crusoe.com.br/
Foto: https://crusoe.com.br/

De todo e qualquer ano, na América Latina e, mais especificamente, no Brasil, são os meses de colocar a boa leitura em dia. Mas e o contexto político? Por si mesmo vai se organizando. O que há de mais quente nas questões políticas ocorre somente depois da Semana Santa. Antigamente era depois do Carnaval, mas, devido ao aumento considerável do custo das pré-campanhas e, posteriormente, das campanhas (quando já autorizadas pelas leis), os políticos profissionais estão, a cada dia, adiando as conjecturas externas; internamente, tudo já está a pleno vapor!

Desde já, bom leitor, pedimos a compreensão sobre fatos e acontecimentos. O arrefecimento temático é, sobretudo, para dinamizar um pouco mais o fluxo de informações. Afinal, a vida também não é apenas contexto político! A ênfase do dia de hoje é no sentido de que possamos aproveitar as férias com boas leituras. “Quem tem livros tem amigos inseparáveis”, já dizem os alemães e os ingleses. Já separou os livros para o mês inteiro de janeiro e fevereiro? Uma boa opção é fazer parte de um clube de livros!

Janeiro e fevereiro? São os meses de ir um pouco mais à Igreja. Que tal participar um pouco mais das atividades de sua comunidade eclesial? Os dois primeiros meses do ano, para quem vive praticamente o ano inteiro cheio de atividades, devem também ser um bom momento de repor as energias. A boa caminhada está em dia? E a corrida matinal? Muitas pessoas também aproveitam este período para fazer “exames rotineiros” e verificar um pouco mais de perto como anda a saúde corporal. As metrópoles brasileiras costumam, neste período, receber milhares de pessoas, e as praias, em algumas regiões, ficam cheias; que tal procurar locais um pouco mais reservados? No mundo religioso, a movimentação em busca de casas de retiro neste período é das mais “férteis”. Já que, nestes dias, estamos um pouco mais com os olhos voltados à Filosofia, ressaltamos que Aristóteles costumava dizer que a virtude está no centro e não nos extremos. Alguém mais especializado em política do que o bom sábio que foi tutor de Alexandre, o Grande? Equilíbrio é o segredo!

Janeiro e fevereiro? Têm o lado realista também? Têm, sim! São os meses, juntamente com março, de maiores endividamentos financeiros. E existem outros tipos de “endividamentos”? Há os carnais, os morais, os da dependência de favores excessivos. A vida é muito complexa! O que de diferente os estoicos possuíam? Ave Maria, quem são esses mesmos? Os estoicos foram filósofos gregos e romanos que fundaram uma escola de pensamento focada em viver com virtude, razão e harmonia com a natureza, buscando a paz interior (ataraxia) por meio do controle das emoções e da aceitação do que não se pode mudar, sendo figuras-chave Zenão de Cítio, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio. O termo “estoicismo” vem de stoa poikíle (pórtico pintado), local em Atenas onde o fundador Zenão ensinava por volta de 300 a.C. Os estoicos acreditavam que o universo é governado por uma razão divina (logos) e que a felicidade reside em viver de acordo com a natureza e a virtude. Pessoas que compreendem a vida!

Mais algumas observações sobre janeiro e fevereiro? Tudo depende muito do contexto em que se presenciam fatos e acontecimentos. No Rio de Janeiro, é o período de maior fluxo de turistas presentes nas missas do Mosteiro de São Bento. Em Salvador, já é o Carnaval propriamente dito, e todos os dias; isso fica visível no rosto da maioria dos soteropolitanos. Nos States, é o momento de maior convívio entre as famílias e maior adesão às igrejas, além da intensificação das atividades eclesiais. Em Roma, é período acentuado de planejamento e instrumentalização dos poderes. Em Berlim, Londres e Paris, o vivenciar melancólico e atenuante de que é apenas o início de mais um novo ano!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes