Ou seria vazio existencial? O século XXI está sendo caracterizado como o século das buscas. A ansiedade toma conta das pessoas e, consequentemente, muitos não conseguem usufruir ou saborear a presença de Cristo Jesus, Deus. Mas como encontrar refúgio em meio à correria do dia a dia? Apenas e tão somente nos templos? O ato contínuo da presença de Deus é algo inestimável e maravilhoso.
Caramba, cheguei a pensar que o artigo do dia de hoje seria novamente sobre a Venezuela? Acabou de indagar e pensar um nobre leitor? Eis o sentido de não possuir o peculiar vazio existencial — ou existencial vazio — tão em voga na contemporaneidade. O buscar espiritual demonstra que o inesperado é bem mais revigorante do que o almejado ou o já esperado. Já dizia o bom mestre Celso José Pinto da Silva:
“Meu filho, a arte de compreender e entender os poderes consiste justamente em jamais deixar os homens de poder conhecerem o que de fato pensamos.”
A sabedoria da Igreja é peculiar, e muitos lhe atribuem o fato de ser “doutora em conhecimento humano”. E de onde brota tudo isso? Do recolhimento e da escuta serena e contínua do Espírito Santo de Deus. Tem fonte melhor de aprendizado certeiro?
Existencial vazio? Ou seria vazio existencial? De quê e de quem? Não, não há fonte melhor de aprendizado. Os melhores seminários e mosteiros, onde costumam ficar? Distantes de tudo e de todos. Deus não costuma “falar” em meio ao barulho. É no silêncio que os rumos são traçados e os projetos surgem. Muitos imaginam que o poder é apenas barulho; ledo engano! Excelentes decisões aparecem dentro do contexto das reflexões.
Tolice de quem acredita que “puxa-sacos palacianos” é que costumam traçar os rumos governamentais. Fontes fidedignas costumam dizer que a Casa Branca é silenciosa ao madrugar, e muitas decisões acertadas surgem em meio ao silêncio e na brisa suave da noite-madrugada. Já ouviu a expressão “orai e vigiai”? No fundo, significa estar atento de forma constante e dar os passos antes que alguém imagine algo melhor do que o seu pensar.
Vazio existencial ou existencial vazio? Coisa de quem não procura preencher a cabeça com algo útil. Conhece a sabedoria popular que clama: “cabeça vazia, oficina do diabo”? O álcool, o fumo, as drogas — todo vício é cruel e dificulta decisões. Governantes sábios e “devoradores de livros” não costumam dar ouvidos a mentes vazias. Eis o real sentido do que anda acontecendo em algumas repúblicas que se intitulam federativas?
Washington sabe disso, e a tática vai permanecer a de não demonstrar o que realmente pensa sobre algo ou alguém. Dar corda e fazer elogios “tolos e insensatos” é a ótica. Homens demasiadamente simples costumam gostar de fartos elogios e, desta forma, acreditam estar no controle de tudo e de todos. Alguém ficou demasiadamente atordoado por estes dias? E o satisfazer da carne é a única forma de sentir-se seguro quando “fica sem chão”? Começaram a sentir que o dinheiro não compra tudo e muito menos a todos?
Vazio existencial e existencial vazio. Em suma, os grandes livros da História costumam dizer que o fim é esse mesmo: começam, crescem, progridem, avançam e, de repente, começam a descer, despencar, cair, beirar o precipício. O fim sempre é trágico. Nem Salomão, o nobre e sábio, escapou.
A essência humana é essa: pecar contra Deus e desobedecer aos seus desígnios. Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino acreditaram que, além do dinheiro e dos prazeres carnais, está a verdadeira felicidade humana. Mas alguém acredita piamente nisso?
Em meio a uma conferência de paz, certa vez um “embebecido pelo poder” indagou: mas quantas divisões de exércitos de fato tem o Vaticano? A compreensão de Nicodemos, mestre e sábio, não percebeu o nascer de novo? O decifrar de fatos e acontecimentos revela — e revelará mais do que nunca — que nações não são construídas pelo dinheiro e pelo bajular de “elogios fáceis”. O cinturão bíblico moldou a essência até mesmo no início da construção dos negócios. Algo precioso está chegando lentamente, e a derrocada final será de forma “silenciosa”? A “opressão” vai de fato cessar!
Frases necessárias e virtuosas:
A humildade é a única base sólida de todas as virtudes – Confúcio. É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais – Coelho Neto. A consciência é a estrutura das virtudes – Francis Bacon. Viver feliz não é mais do que viver com honestidade e retidão – Cícero.