Que ataques? Os Estados Unidos da América, através dos políticos republicanos, são conhecidos por colocarem “ordem na casa” e não tolerarem bagunças generalizadas. Independentemente dos comentários da velha mídia brasileira, a questão venezuelana ultrapassou todos os limites da democracia. Sendo assim, a orquestração de ataque norte-americano foi muito bem elaborada, e não vai ter essa de Rússia, China, Brasil e Índia se meterem nessa seara, até mesmo porque “isso tudo também já foi negociado”.
A cultura americana não aceita ataques diretos à propriedade privada e às liberdades. É também por esse motivo que muitos chegam a dizer que Donald Trump está apenas ganhando tempo em relação à República Federativa do Brasil. Seria apequenar demais um presidente dos Estados Unidos da América levantar hipóteses de que o mesmo recuou devido à “chantagem de lobistas brasileiros”. A questão é bem mais aprofundada!
Os ataques irão se alastrar? Não. A Rússia vive um momento muito peculiar e, com certeza, vai “herdar alguns territórios ucranianos” e, consequentemente, não vai se meter em uma seara que não lhe diz respeito. Mas o petróleo que outrora comprava da Venezuela? Passará a comprar ainda mais com os “novos governantes venezuelanos”. Chega a ser tamanha ingenuidade algumas autoridades brasileiras acreditarem que reinarão para sempre.
Os Estados Unidos da América procuram no Brasil, assim como em todos os países do globo terrestre, governantes aliados; jamais alguém inconfiável. Já tiveram inúmeras experiências com isso. Inclusive, muitos creditam a ascensão de alguns líderes venezuelanos, em passado não muito distante, a estratégias erradas do ponto de vista estratégico-militar norte-americano. Muitos não gostam disso e, inclusive, as maiores autoridades brasileiras acreditam piamente que o regime político do Brasil também já ultrapassou todos os limites toleráveis. Mas por que Donald Trump recuou? Aguardem!
Os ataques irão se alastrar? Não de forma armada, mas de forma “obscura e silenciosa”, como costuma ser a diplomacia norte-americana. As palavras corretas são sensatez e juízo. Os presidentes dos Estados Unidos da América não ferem soberanias. Apenas colocam o país em primeiro lugar, em defesa das liberdades. Opressão não faz bem a ninguém e, principalmente, aos negócios.
Uma sociedade organizada e decente é construída com valores sólidos, e não com antivalores. O correto é a honestidade ou a valorização de desonestos? O correto é a via dos estudos escolares e universitários ou a admiração de criminosos? O correto é apreciar livros e a religiosidade ou, declaradamente, alguns se colocarem no lugar de Deus e não valorizarem os livros e as religiões? A República Federativa do Brasil que se cuide. Depois da Venezuela, “cuidarão do Brasil”!
Os ataques irão se alastrar? Internamente e de forma ideológica, como jamais visto. No Brasil, irão fazer de tudo para criminalizar as atitudes de uma nação que apenas deseja o bem da coletividade. O socialismo, o comunismo e os regimes totalitários não deram certo em nenhum lugar do mundo. Qual a razão dessa insistência? Sadicamente, gostam de viver nos melhores mundos, e o resto que se dane?
Vejam no quesito cultura musical: muitos vivem a comprar apartamentos luxuosos, até mesmo fora do Brasil, e foram inclusive anistiados. E o que fazem? São os primeiros a serem contra as pessoas simples e honestas. Há algo muito peculiar que aprendemos nos Estados Unidos da América: quando presidentes americanos recuam, não demoram muito para avançar — e com força total. Enquanto isso, espertamente, vão “ludibriando tolos e insensatos” de forma política!