
Cinco seminaristas são ordenados diáconos transitórios na Catedral Nossa Senhora das Dores
Foram ordenados André Henrique, Cícero Henrique, Eurípedes Neto, Matheus Soares e Gustavo Silvano que, ao receberem o diaconato, seguem a caminhada rumo ao sacerdócio, vivendo agora o estágio diaconal a serviço do povo de Deus.
Procurando algo diferente na Imprensa Brasileira? Clique, acesse, leia e compartilhe https://www.metropoles.com/brasil/reajuste-dos-servidores-tera-impacto-de-r-254-bilhoes-em-2026
Durante a celebração, Dom Juarez destacou a alegria da Igreja ao acolher novas vocações, lembrando que o diaconato é essencialmente um ministério de serviço. “A nossa Igreja se sente profundamente agraciada e alegre. Na festa de Santo Estêvão, o primeiro diácono da Igreja, ordenamos cinco novos diáconos. O diaconato é o serviço, e o diácono é um servidor do povo. Por isso, agradecemos muito a Deus pelo dom da vocação, pelo seu amor e pelo chamado feito a esses jovens, que disseram sim. Nosso agradecimento também às famílias, aos presbíteros, à comunidade do Seminário e às comunidades que os acolheram ao longo da caminhada”, disse o arcebispo.
Entre os ordenados, o diácono Gustavo Silvano ressaltou a importância do acolhimento da Igreja em sua vocação adulta. “Na caminhada na Igreja, eu me senti novamente chamado ao sacerdócio, já que havia sido seminarista no passado. A Arquidiocese me acolheu como um filho e confirmou a minha vocação. Hoje é o momento de me colocar oficialmente à disposição da Igreja como servidor do Evangelho”, destacou.
Ao final da celebração, Dom Juarez anunciou a provisão pastoral dos novos diáconos, que serão apresentados às suas respectivas comunidades no dia 15 de janeiro de 2026: André Henrique, na Paróquia São Miguel, em Miguel Alves; Cícero Henrique, na Paróquia Menino Jesus de Praga, no Saci; Eurípedes Neto, na Paróquia São João Batista, em Pimenteiras; Matheus Soares, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Palmeirais; e Gustavo Silvano, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Santa Fé.
Com informações de Maria Clara Guimarães - Arquidiocese de Teresina
Mín. 23° Máx. 32°