Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Comportamento LITURGIA PROTESTANTE

Boa semente e boa colheita

Vivemos dias em que a fé cristã é frequentemente reduzida a sentimentos passageiros, experiências superficiais ou pragmatismos religiosos. Em contraste com esse cenário, a Confissão de Fé de Westminster permanece como um farol seguro, apontando a Igreja de Cristo para a centralidade das Escrituras, a soberania de Deus e a suficiência da graça. Este devocionário nasce do desejo de conduzir o povo de Deus de volta às veredas antigas, onde doutrina sólida e piedade sincera caminham juntas.

29/12/2025 às 07h56 Atualizada em 29/12/2025 às 08h49
Por: Josenildo Melo Fonte: https://ultimato.com.br/
Compartilhe:
Foto: https://www.amazon.com.br/
Foto: https://www.amazon.com.br/

A bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas por aqueles que trabalham em favor da paz. (Tg 3.18)

Com a morte, o corpo se desfaz e volta para o pó da terra, de onde veio, e desaparece para sempre. O mesmo não acontece com a semente: “Quando você semeia uma semente na terra, ela só brota se morrer” (1Co 15.36). Por menor que seja, a semente é uma maravilha da criação. O potencial da semente é enorme. Depois de morrer, ela desabrocha, cresce, ganha forma, faz nascer ramos, flores e frutos. Toda semente é uma esperança. Não somente no reino vegetal, pois há outras coisas que também chamamos de sementes. Semeamos o bem e semeamos o mal, semeamos a paz e semeamos a guerra, semeamos a fé e semeamos a descrença, semeamos a luz e semeamos as trevas. Somos todos semeadores, sabendo ou não disso. Apenas nas parábolas do semeador e na do trigo e joio, Jesus usou dezoito vezes a palavra “semente” e onze vezes o verbo “semear”.

No último versículo do capítulo 3, Tiago fala em semente e colheita. Os que plantam a semente da paz colherão a justiça. Trata-se de um incentivo da parte de Tiago para semear coisas positivas. Isso porque sempre há semente boa e semente má. Em última análise, “quem semeia as sementes boas é o Filho do Homem” e “o inimigo que semeia o joio é o próprio Diabo” (Mt 13.37,39).

A questão é séria porque “quem semeia a maldade colhe a desgraça” (Pv 22.8). Ninguém deve se iludir, pois o ser humano “sempre colherá aquilo que planta”. “Se plantar a fim de agradar aos seus próprios desejos maus, estará plantando as sementes do mal e, logicamente, fará uma colheita de ruína espiritual e morte” (Gl 6.7-8, NBV).
Aqueles que semeiam chorando, farão a colheita com alegria!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes