A vida é o maior dom de Deus. A véspera de Natal e o próprio dia natalício não devem ser vistos apenas como mais um dia. A gratidão é o maior tesouro dos humildes, já dizia o mais famoso escritor inglês. E quem tem juízo e retidão agradece a Jesus Cristo, Deus, pelo dom precioso da vida. De acordo com a Sagrada Escritura, Jesus Cristo nasceu em Belém (Palestina) e era filho de José e Maria. José era um judeu e precisava ir para Belém participar de um censo que seria realizado pelo Império Romano. José e Maria saíram de Nazaré e viajaram 140 km até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Maria fez a viagem montada em uma mula, pois precisava poupar energia para o parto. Chegando à cidade, Maria e José não conseguiram lugar na hospedaria, que estava lotada. O casal, então, foi colocado em uma caverna que era utilizada como estábulo. Maria deu à luz a Jesus Cristo naquela noite e colocou o bebê em uma manjedoura. Logo após seu nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos — Melchior, Baltazar e Gaspar. Segundo histórias da Bíblia, os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento e entregaram como presentes à família ouro, mirra e incenso.
Apenas mais um dia? Mas todo ano é sempre a mesma coisa? Esses não são pensamentos que possam advir de um bom cristão. O Natal deve ser vivido na presença do Senhor e em sua casa. A casa do Senhor é o melhor lugar para se passar este grande dia. A família é a representação divina neste mundo cada vez mais dilacerado pela desunião, discórdia e desejos de riquezas materiais. Em uma família coesa, unida e prudente, Jesus Cristo, Deus, se faz presente de forma alegre e cada vez mais dinâmica. O cuidado com a saúde também é outro fator que deve ser levado em conta neste nobre dia e data. O ato de comer e saborear-se é algo delicioso, mas sempre é bom lembrar que a temperança faz parte de toda pessoa que possui suas faculdades mentais dentro do padrão de Deus. Bebida e comida em excesso e sem os cuidados necessários podem estragar datas jubilosas. Eis, portanto, a importância da lucidez perante fatos e acontecimentos. O mundo não vai se acabar. Pelo contrário, com Jesus Cristo, Deus, ele sempre renasce em esperança e sonhos de paz, tranquilidade, segurança, conforto, serenidade e prosperidade!
Apenas mais um dia? Durante as comemorações de Natal, vários símbolos são utilizados para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Conheça os principais objetos e rituais dessa celebração:
Árvore de Natal — é um dos símbolos mais populares do Natal. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de trazer árvores para dentro de casa e enfeitá-las data da antiguidade, mas começou a ser utilizado pelos cristãos por volta de 1500, com Martinho Lutero. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais e costumam ser enfeitadas com bolas coloridas, luzes e estrelas.
Estrela de Belém — Segundo o relato do Evangelho de Mateus, a Estrela de Belém guiou os Três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus. Para a religião cristã, a Estrela de Belém simboliza uma estrela-guia para a humanidade. Um dos enfeites mais importantes da árvore de Natal, inclusive, é a estrela, colocada em seu topo.
Velas de Natal — Há uma lenda de que, na Alemanha, um senhor costumava colocar velas nas janelas para iluminar os caminhos dos viajantes que se perdiam. Essa tradição se mesclou com o símbolo de Jesus, que seria aquele que iluminaria os caminhos da humanidade, tirando-a das trevas.
Apenas mais um dia? É dia de dormir muito e ver apenas filmes e séries?
Presépio — A tradição do presépio foi iniciada por Francisco de Assis no século XIII, quando ele reproduziu a cena do nascimento de Jesus Cristo com objetos. De origem hebraica, a palavra presépio significa manjedoura de animais ou estábulo. Atualmente, é comum que as pessoas montem seus presépios próximos à árvore de Natal.
Em suma, o dia da recordação do Nascimento de Cristo Jesus, Deus, não é apenas mais um dia e comumente celebrado apenas como um momento de descanso, entretenimento e lazer. O silenciar, o pensar e o refletir fazem bem. Cristo deu a vida para que todos possamos ter vida e vida em abundância. O bom Deus fica muito feliz quando seus filhos vivem com juízo e prudência! Que as comemorações do Nascimento de Cristo sejam serenas e harmoniosas.