
A Sagrada Escritura. Com toda humildade e simplicidade, a Soberania de Deus. O acordar em Deus e com Deus é a segurança. Mas isso todos nós fazemos? Será? Com quem e onde quase sempre você acorda? Em um mundo pós-moderno e contemporâneo, os relatos são de que, antes mesmo de a pessoa de fato acordar, a primeira atitude é pegar o celular ou computador e acessar imediatamente algo que lhe faça “ficar ligado” e sentir algo que provoque de tal forma que ela diga: “estou vivo, o dia vai ser bom”.
Depois disso, segue no automático praticamente o dia todo - e todo dia - e quase sempre não se aquietam um minuto para refletirem sobre o Criador e a Sua preciosa criação. Vaidade; aqui tudo é, de fato, vaidade! A vida não é somente correria e prazeres; requer momentos de reflexão!
O que o torna inabalável? Não são as reflexões. Com certeza é a oração na madrugada e, em seguida, a leitura da Sagrada Escritura. A segurança advém do Senhor que fez os céus e a terra.
Mas, meu nobre escritor, e quem tem inúmeras atividades e responsabilidades cotidianas, tem tempo pra isso? Não temos tempo para tudo? O tempo mais precioso deve ser o do Senhor, pois Ele (Deus) foi quem criou tudo, até mesmo a noção de tempo. Os grandes homens espirituais costumam relatar que uma vida bem vivida e em segurança é fruto da dedicação a Deus. E o sentido aqui é ir bem além de ser apenas uma pessoa religiosa. É dedicar o melhor ao Senhor!
O que o torna inabalável? A sua família. Também.
E uma excelente família é fruto de quê? Das escolhas que Jesus Cristo, Deus, fez por você. Preste bem atenção em como são constituídas as boas famílias. O aconchego do lar, a formação humana, acadêmica e intelectual começam no seio familiar. Quem não se sente seguro em sua residência familiar? Os eleitos de Deus geralmente se sentem. Tudo isso é dom de Deus.
Mas isso não são escolhas pessoais? Humanamente, imagina-se que sim, mas, no fundo, são “escolhas que ultrapassam a razão”. Será mesmo que existem pessoas para quem tudo dá certo? Nos dias de hoje, muitos acreditam que não, mas, se você nasceu em um lar realmente cristão, a percepção cotidiana da mão de Deus o protegendo é cada vez mais visível. Acredite!
O que o torna inabalável? Os amigos.
A Soberania de Deus é tudo isso. Dedicar-se a Deus, à sua família, à boa escola e à universidade resulta na construção de excelentes laços de amizade. E, geralmente, amizades verdadeiras, não meramente circunstanciais. Lembra daquelas reuniões de pais e mestres? Dos encontros de ex-alunos? Geralmente, quem estudou em escolas confessionais e cristãs jamais perde esses laços, e eles produzem uma série de situações que, a longo prazo, formam o arcabouço estrutural do viver. Aquilo que simplesmente um dia se pensava ser mera perda de tempo, hoje muitos percebem que os torna inabaláveis. Soberania de Deus atuando!
O que o torna inabalável? O pertencimento a uma sociedade organizada. Aquela instituição à qual você pertence e que muitas vezes imagina que “somente lhe cobra taxas”, com o tempo você percebe que é terra firme, solo fértil, frutificador, e que, semanalmente, vê e revê pessoas que pensam e gostam de atuar de forma conjunta. Tudo isso vai tornando o fardo leve e suave.
Lembrou da Sagrada Escritura?
“Vinde a mim todos os que estais cansados, e eu vos aliviarei; o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Toda essa construção que imaginamos meramente humana é, na verdade, a Soberania de Deus.
Mín. 23° Máx. 32°