Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cultura DÁDIVA DIVINA

Afinal, o que é a vida?

A vida como dádiva divina: reflexões cristãs sobre fé, sentido, sabedoria popular e a luta diária entre o bem e o mal

17/11/2025 às 10h18
Por: Redação GH1
Compartilhe:
Imagem gerada por
Imagem gerada por

Afinal, o que é a vida? A vida é o maior dom de Deus. Para os descrentes, o início de semana é um dia duro, que até gerou a famosa expressão: “Eita, hoje é um dia daqueles!”. No entanto, é um dia como outro qualquer. A vida em Deus independe de muitos fatores, até mesmo daqueles que há séculos se tenta explicar pela “ciência” ou pelos pseudocientistas.

Por ser uma dádiva divina, a vida é algo preciosíssimo para todo excelente cristão. E a Sagrada Escritura, quando lida diariamente, conduz a uma estabilidade capaz de levantar o caído e colocá-lo nos melhores lugares. Isso não significa acomodação, mas um impulso diário e necessário para estar sempre bem, conviver melhor com as pessoas e comprovar o quanto Jesus Cristo — Deus — é bom e faz bem. Portanto, força, fé e coragem!

Afinal, o que é a vida? O maior dom de Deus! E agradeça a Ele todos os dias por mais um dia. Racionalmente, você possui o dom de viver. Já parou para pensar quantos não vieram à vida? Já refletiu quantos livramentos você já teve? “Isso é coisa de padre ou de reverendos querendo fazer a cabeça do povo”, pensa o cético. Não, não é! O Evangelho tem transformado inúmeras vidas. E os que sempre estiveram junto ao Senhor são “conservados intactos”.

O dia a dia é uma eterna luta entre o bem e o mal — você já refletiu sobre isso? O dia começa, e as ocasiões se apresentam segundo a vontade de Deus (Soberania de Deus) e não segundo a vontade humana. Ao contextualizar e estudar as percepções no mundo, o excelente cristão passa a diferenciar o que é de Deus e o que não é. “Mas isso é coisa de gente ultrapassada, meu amigo escritor?”, pensa aquele que já não acredita em nada nem em ninguém. Não, não é mesmo.

Os bons cristãos são, de fato, o sal e a luz do mundo. E isso se comprova quando observamos pessoas que se preocupam com seus irmãos e irmãs!

Afinal, o que é a vida? O maior dom de Deus. Não caia no abismo de aceitar cegamente o que lhe apresentam como “novos tempos”. A simples apresentação desses “novos tempos” tem causado estragos horríveis na família de Deus. Deus criou o homem para servi-Lo e contemplá-Lo através da obediência e, em consequência, tudo é acrescentado aos eleitos de Deus (que não sabemos quem são), espalhados pelo mundo criado por Ele.

Você costuma ouvir a sabedoria popular? Quais provérbios lhe fazem refletir? Pessoas iletradas ou com poucos “diplomas” não são aquilo que as falsas elites intelectuais “vendem”. Muitas dessas pessoas possuem uma sabedoria inestimável. Quando dizem: “De que serve tanta cultura se não faz o bem?”, oferecem uma reflexão profunda. Ou quando afirmam: “Para que tanta beleza e dinheiro, se distribuem apenas desamor?” — essa é uma contextualização observacional do cotidiano.

Afinal, o que é a vida? O maior dom de Deus! A vida é algo muito precioso — por mais difícil que ela seja, é preciosa. E um dos lugares onde ela ainda é mais cultivada é no mundo cristão. Quem implantou, não só na consciência, mas por meio de exemplos, o “fazer o bem sem olhar a quem”?

Gratidão é — e deve continuar sendo — o único tesouro dos humildes, já dizia Shakespeare. Religião e religiosidade não são o que muitos frustrados ou revoltados dizem. Observem o norte e o direcionamento que elas oferecem a inúmeras pessoas cotidianamente.

De onde surgiram os grandes (e bons) hospitais? De onde vieram as grandes (e excelentes) universidades? E depois dos séculos XVI e XVII, com liberdade sem libertinagem, a pureza e a moral continuam sendo reflexos de Deus!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes