O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite do último sábado (21) que o país realizou um ataque aéreo contra três instalações nucleares no Irã: Fordow, Natanz e Esfahan. Segundo publicação feita por Trump na rede Truth Social, todas as aeronaves retornaram em segurança e a missão foi concluída com sucesso. A ação ocorre após dias de especulação sobre uma possível ofensiva americana, em meio à escalada do conflito entre Irã e Israel.
Trump afirmou que seis bombas “destruidoras de bunkers” foram usadas contra a instalação subterrânea de Fordow e que submarinos americanos lançaram 30 mísseis Tomahawk contra Natanz e Esfahan. O presidente comemorou o ataque e parabenizou os militares, afirmando que nenhum outro exército seria capaz de realizar tal operação. “Agora é a hora da paz”, escreveu. O republicano também prometeu um pronunciamento oficial às 23h (horário de Brasília).
A ofensiva americana acontece após o início de ataques israelenses, em 13 de junho, contra instalações nucleares iranianas. O governo de Israel alegava que o Irã estava prestes a obter uma arma nuclear, mas precisava do apoio dos Estados Unidos para atingir Fordow, localizada a 90 metros de profundidade. Fontes do governo de Benjamin Netanyahu confirmaram ao site Axios que Israel foi avisado previamente sobre os ataques e que bombardeiros B-2 foram empregados na operação.
A mídia estatal iraniana confirmou os bombardeios, mas afirmou que as instalações e os estoques de urânio enriquecido já haviam sido evacuados. Em resposta, um apresentador da TV estatal declarou que “todo cidadão ou militar americano agora é um alvo legítimo”. Nas últimas semanas, os EUA já vinham retirando diplomatas e tropas de regiões estratégicas do Oriente Médio, em preparação para uma possível retaliação.
Mín. 20° Máx. 36°