Se tem uma coisa que une o Brasil - seja de direita, esquerda, centro ou perdido - é essa: todo mundo sabe que Lula é um contador de histórias. Só que, diferente do bom contador de causos nordestino, ele não encanta… ele engana. E faz isso com orgulho!
Na última eleição, Lula ganhou por um triz. Metade do país votou nele com esperança; a outra metade rezando pra ele não voltar. Mas, em uma coisa, o Brasil inteiro já tá quase fechado: Lula mente mais do que peixeiro na sexta-feira santa.
E não sou eu quem tá dizendo não, foi o próprio Lula que confessou, lá atrás: “A gente mentia. Dizia que tinha 30 milhões de crianças morando na rua. A gente não citava fonte, mas falava”. Pois é. Não era erro, era estratégia.
Agora em 2025, ele resolveu se passar por São Francisco da Honestidade no podcast do Mano Brown. Disse que “vem de uma geração em que mentir era pecado”. Ué? Então temos um pecador de carteirinha no Planalto.
Top 10 das mentiras mais clássicas do Lula (pelo menos nos últimos tempos):
“Zelenski é tão culpado quanto Putin” - Oi? A Ucrânia foi invadida, tá se defendendo, e o Lula me solta essa? Tem que respeitar o enredo, presidente.
“Nos EUA, herança paga 40% de imposto” - Só se for herança do Tony Stark. No mundo real, só paga quem tem mais de R$ 78 milhões.
“O PIB do Brasil só cresceu 3% depois que voltei” - 2021 manda um beijo com seus 4,8% de crescimento.
“Nenhum projeto nosso foi barrado no Congresso” - Nem precisa procurar no Google: tem uma fila de PLs do governo encalhados em Brasília.
“Fui condenado na Lava Jato sem provas” - E os pedalinhos dos netos? E as reformas pagas pelas empreiteiras? E as delações? Tem mais prova do que TCC de aluno colando.
“O PT acabou com a fome no Brasil” - Fala isso pra quem tá dependendo de doação pra comer. A fome diminuiu sim, mas nunca acabou.
“Na Venezuela tem democracia” - Maduro agradece, mas a ONU, o mundo e qualquer um com dois olhos diz que é ditadura mesmo.
“Tiramos 36 milhões da pobreza” - A conta não fecha nem com calculadora viciada. Os números reais são bem menores.
“O impeachment da Dilma foi golpe” - Golpe que teve 61 votos no Senado e seguiu a Constituição todinha. Se isso for golpe, carnaval também é.
“A esquerda nunca invadiu os Três Poderes” - E aquela vez que o MST invadiu o Congresso e deixou segurança em coma, era o quê? Visita guiada?
E tem mais: segundo levantamento da Gazeta do Povo, em 2023, Lula soltou uma fake news a cada 13 dias. Isso é mais frequente do que visita ao médico!
A verdade é que Lula faz da mentira uma arte. Com aquele jeitinho de “quem fala bonito e parece sincero”, vai espalhando inverdades como se fosse sabedoria popular. Só que não é sabedoria, é manipulação.
O problema não é errar - todo político erra. O problema é mentir sabendo que é mentira. É pintar o Brasil com tinta cor-de-rosa enquanto a realidade é cinza e cheia de buraco.
Então, da próxima vez que Lula disser que é “o homem mais honesto do Brasil”, respira fundo, conta até três e lembra: até Pinóquio, um dia, virou gente de verdade. Já o Lula… bom, esse continua inventando história.
Mín. 20° Máx. 36°