Na última sexta-feira (14), a princesa Leonor, herdeira do trono da Espanha, chegou ao Brasil como parte de sua jornada de treinamento militar. A bordo do navio-escola Juan Sebastián de Elcano, da Marinha espanhola, a futura rainha atracou no porto de Salvador, na Bahia. A embarcação, que partiu de Cádiz, na Espanha, em 11 de janeiro, está em uma missão de 17 mil milhas náuticas e passará por diversos países antes de retornar à Europa em junho.
A viagem faz parte da formação dos novos oficiais da Marinha espanhola, proporcionando experiências internacionais aos cadetes. Além do Brasil, a frota passará por Uruguai, Chile, Peru, Panamá, Colômbia e República Dominicana, encerrando a missão em Nova York. A princesa Leonor, de 19 anos, segue a tradição de seu pai, o rei Felipe VI, e de seu avô, o rei emérito Juan Carlos, que também participaram desse treinamento antes de assumirem a monarquia.
A recepção em Salvador contou com uma celebração especial organizada pelo grupo feminino de percussão Pracatum, que apresentou aos visitantes o ritmo da Baía de Todos-os-Santos. Segundo a Casa Real da Espanha, a parada na capital baiana é a primeira escala da missão na América. Apesar do protocolo real, Leonor participa da viagem como uma aspirante comum, sem privilégios, e segue uma rotina disciplinada ao lado dos demais cadetes.
Embora detalhes sobre a programação da frota no Brasil não tenham sido divulgados por questões de segurança, imagens nas redes sociais da família real espanhola mostram que o primeiro compromisso da princesa foi um encontro com a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios. De acordo com o portal The Luxonomist, a agenda inclui visitas culturais, recepções oficiais e reuniões com a comunidade espanhola no país.
Mín. 23° Máx. 32°