Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Empreendedorismo Por Marília Brito

Olhe para o céu sem perder a Terra de vista

Com o empreendedorismo espacial em alta e os gritantes desafios políticos e sociais, que tipo de sociedades estamos moldando para o universo?

20/10/2024 às 22h02 Atualizada em 20/10/2024 às 22h31
Por: Marília Marinho Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cew1r8z4yego
Compartilhe:
Olhe para o céu sem perder a Terra de vista

 

Hey Powers!

Me deparei essa semana com mais uma notícia espacial, trata-se do Bilionário Baiju Bhatt que pretende construir uma constelação de satélites geradores de energia e estações receptoras de energia solar para solucionar o problema ambiental causado pelas vastas usinas instaladas por aí, essas que até reduzem as emissões de carbono, mas que acabam consumindo grandes áreas verdes.

Hoje, diante de investimentos astronômicos que são noticiados eu venho convidar você a refletir sobre o quanto ainda há para descobrir – tanto lá fora quanto aqui mesmo, na Terra, afinal percebo este é um  tempo fascinante, quando penso na vastidão do espaço, nas estrelas que se formam a partir do "nada" e nas infinitas possibilidades que esta atual Era Espacial está nos trazendo.

Mas, se por um lado as novas fronteiras espaciais estão sendo desbravadas, por outro, a desigualdade segue moldando as vidas de bilhões de pessoas. Recentemente, também mais uma notícia que me chamou a atenção esta semana, o economista James A. Robinson, um estudioso da desigualdade e autor de obras influentes como Por que as Nações Fracassam, recebeu o prêmio Nobel por suas décadas de pesquisa. E o que ele nos mostra é um retrato doloroso, mas essencial, da realidade: enquanto países como os Estados Unidos ou a China colhem frutos de prosperidade (ainda que com desafios), muitas regiões, como a África Subsaariana e a América Latina, seguem presas a ciclos de pobreza que parecem intransponíveis.

Robinson nos lembra que essas desigualdades não são fruto do acaso. Elas estão profundamente enraizadas na história do colonialismo, na exploração dos povos indígenas e na escravidão. São cicatrizes antigas que, de várias formas, ainda determinam quem tem acesso ao poder e às oportunidades. A América Latina, por exemplo, apesar de ser um continente repleto de potencial, segue lutando contra problemas de inclusão social, marginalização e exploração. E como empreendedora, não consigo ignorar que as oportunidades que surgem para uns são negadas a muitos.

Talvez você se pergunte: o que isso tem a ver com o espaço?

Tudo. O espaço é, hoje, o palco de novos tipos de investimento e, sem dúvida, o cenário de descobertas que irão moldar o futuro. Empresas estão explorando a mineração de asteroides, a criação de novas tecnologias de satélites, o turismo espacial e até a possibilidade de colonizar outros planetas. Para quem tem visão de futuro, o céu já não é mais o limite. Mas, ao mesmo tempo, esse mesmo impulso de desbravar o universo deve nos fazer olhar para as estruturas que existem aqui na Terra.

Que tipo de sociedade queremos expandir para o cosmos?

Continuaremos replicando a desigualdade, injustiça e a bagunça política que vemos hoje?

Se o espaço nos ensina algo, é que a criação surge do "nada". Estrelas são formadas a partir de nuvens invisíveis de gases e poeira, assim como a matéria que compõe tudo ao nosso redor. O universo é uma máquina de criação constante, e isso deveria nos inspirar. Enquanto o sol queima seu combustível por mais alguns bilhões de anos, temos, como espécie, um tempo precioso para construir algo diferente.

Para nós empreendedores, essa é uma oportunidade incomparável! O mundo, tal como o conhecemos, está em uma fase de transformação tão rápida que quem não estiver preparado para inovar ficará para trás. Mas inovação, é preciso lembrar, não é apenas sobre tecnologia. É também sobre responsabilidade.

Robinson também aponta que, em muitas partes do mundo, a democracia, um sistema relativamente recente em vários países, ainda está lutando para se consolidar. Ele menciona que as promessas feitas às pessoas sobre a democracia frequentemente se revelam vazias, o que acaba gerando desilusão e abrindo espaço para soluções populistas. 

É por isso que a construção de instituições inclusivas e sólidas, tanto na Terra quanto no espaço, deve ser o grande objetivo. Ao mesmo tempo em que é possível olhar para o céu e imaginar novas possibilidades, não é importante lembrar dos desafios que ainda persistem no chão.

Diante de tudo isso acredito que o empreendedorismo não deve ser uma corrida individual, mas sim um esforço coletivo. O cosmos nos mostra que tudo está interconectado. O que afeta uma estrela distante pode, eventualmente, influenciar o que acontece em nosso pequeno planeta azul. Da mesma forma, o que fazemos em nossos negócios, nossas decisões sobre como tratar nossos funcionários, nossos parceiros e a sociedade em geral, reverberam para muito além do presente. Assim como a forma como cada um percebe o empreendedorismo. Que tal imaginar uma visão mais empreendedora dentro das instituições fundamentais? Que tal se o empreendedor deixar de ser visto como o vilão e passar a ser visto como a mola propulsora do desenvolvimento?

A humanidade, no fim das contas, já vive um milagre. A Terra flutua em um universo repleto de maravilhas que, até recentemente, eram inimagináveis. E assim como as estrelas continuam a surgir a partir do "nada", também eu e você temos a capacidade de criar novas realidades. Mas, para isso, precisamos estar atentos não apenas às oportunidades que brilham no horizonte, mas também às desigualdades que ainda assombram nosso planeta, nosso pais, nosso bairro...

Se o espaço convida a sonhar, a Terra convida a agir! E talvez essa seja a maior lição: não há limites para o que podemos alcançar, desde que estejamos dispostos a construir, aqui e lá fora, um futuro que seja realmente para todos. Chega de rivalidade, estamos todos na mesma Terra!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
SIGAM-ME OS BONS
SIGAM-ME OS BONS
Sobre Nascida em Teresina e leitora ávida! Formada em Direito com pós graduação nas vivências empresariais diárias e diversos cursos extracurriculares. Hoje com uma família linda e realizada profissionalmente na rede de Postos e Lojas da Planalto posso me dedicar também ao meu algo mais, esta página! Sigam-me os Bons!
Teresina, PI Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes