Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Internacional IMPRENSA CENSURADA?

Sua conta está restrita?

BRASIL já não é mais o país das liberdades?

26/05/2026 às 11h53
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://www.shutterstock.com
Foto: https://www.shutterstock.com

O BRASIL já não é mais um país das liberdades? Quem, dia sim ou dia não, não verifica esse tipo de mensagem em suas redes sociais? Tem aplicativo de mensagens que é mestre em fazer isso “descaradamente”. E ficou de lançar, mas nunca lançou, uma forma paga pelos serviços de mensagens. Aí o que acontece? Todo brasileiro em sã consciência acredita que pode estar havendo um “pacto entre governos e big techs”? Mas o discurso não é de combate ao imperialismo americano? Tudo fachada? O discurso externo é um e o interno é outro? Certo mesmo é que o número de comerciais nas big techs somente aumenta a cada dia. Atualmente, é censura para tudo quanto é lado. E os especialistas dizem que os algoritmos se baseiam em palavras-chave. Isto é: colocou lá determinada crítica relacionada a certos nomes, pronto, sua conta ficará restrita?

E o noticiário local ou nacional? É apenas criminalidade? Tem gente que acorda e não vê mais nada em termos de noticiário. Parece que a criminalidade está tomando conta de vez do país chamado BRASIL. E aquela fala de ontem, por parte de quem deveria proteger as pessoas de bem e não protege, gerou o quê? Uma sensação ainda maior de impunidade. Já estão falando de uma tal “bolsa especialista”? Meus nobres leitores, antigamente achávamos a expressão “matar um leão por dia” algo muito estranho. Somente depois dos 54 anos começamos a compreender o que de fato ela expressa e diz. Ao final do dia, se você conseguir chegar em casa são e salvo, agradeça a Deus, meu amigo. “Matar um leão por dia” significa, literalmente, que conseguiu vencer mais um dia na vida.

Lembro bem, aos 19 anos de idade, quando deixei um excelente emprego, pois começávamos a trabalhar cedinho. Quando fomos morar com os Jesuítas, não tinha isso, não. E olhe que moramos nas principais metrópoles do país. O Estado do Piauí e Teresina não estão para brincadeira. Sair depois das 19 horas é realmente colocar a vida em risco? É, moço, não tem mais isso, não. É qualquer horário. E é em todo o Brasil. Quem desejar ter uma vida mental saudável, refugie-se nas Igrejas e nas boas amizades. Saia de casa somente para as necessidades básicas e elementares. E a esculhambação geral? O povo não paga mais as contas. Acostumar-se-ão a viver endividados e tome noitadas. Se você sai para buscar ou deixar alguém no aeroporto, o que encontra pelo caminho? Bagaceira, zoada... Como é que conseguem viver uma vida dessas?

Agora entendemos por que os Jesuítas, ao saírem de casa — pois não são muito afeitos à convivência com o povo — rezam sempre antes e até mesmo dentro do carro. Vão e retornam sem nenhum problema. E ainda tem gente que diz que reza não adianta nada? Se, com elas (as rezas), o mundo está do jeito que está, agora imagine como deve ser a vida de quem, dia e noite, noite e dia, vive na bagaceira. E não tem ninguém para parar esse povo, não? Não tem. A sensação é de que “o crime e a criminalidade tomaram conta” de tudo e de todos.

E a sua conta está restrita? Nem aplicativos de mensagens usamos mais. Apenas os grupos, e o tempo é precioso demais para ser gasto com essas tecnologias. E como você é muito lido, moço? Deus providencia tudo. Somente na Blue Sky já passamos de mais de 150.000 (cento e cinquenta mil) seguidores, e agora descobrimos que muitas pessoas postam nossos artigos na rede social Substack e no X constantemente. Alguém lê, gosta e passa para frente. E as Igrejas? Essa turma de Igreja aí é que posta mesmo. O governo federal e a turma da censura vão ficar loucos? Não já estão desesperados? O brasileiro, quando quer ler alguma coisa, lê mesmo. E, quanto mais censuram, mais leem! Se tem uma coisa que o povo não suporta é censura. Imprensa livre e independente sempre!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes