Escrever é uma arte? Não apenas. É um dos ofícios mais nobres. Mas requer obstinação e prudência. Muita leitura. E, principalmente, para quem acredita que não é apenas o ato de jogar algumas palavras e pedir para que a plataforma execute o “serviço”. Escrever requer orações. Escrever requer o olhar atento às realidades cotidianas. Vai além dos livros. Faz-se necessário, nos dias de hoje, analisar também o que estão retratando com mais ênfase no streaming. E, para que o escrever flua, requer descanso, repouso, noites bem dormidas e dias bem vividos espiritualmente.
O tema de hoje é fruto de árduas observações, até mesmo em conversas formais e informais. A boca não fala do que geralmente o coração sente? Pois é. Até mesmo em ambientes de Igreja o distanciamento da moral é perceptível. O mundo “acaba também contaminando” os lugares sagrados?
O que significa? O distanciamento moral (ou desengajamento moral) é um mecanismo psicológico em que uma pessoa se separa das consequências de suas ações ou ignora os sentimentos daqueles que foram afetados. Isso permite que ela justifique comportamentos antiéticos ou prejudiciais, evitando sentimentos de culpa ou responsabilidade. Já ouviu a expressão: para tudo existe uma justificativa? Eis o mundo moderno e contemporâneo.
Mecanismos de Justificativa: são frequentemente usados para justificar ações ruins. A pessoa ou grupo convence a si mesmo de que os limites éticos usuais não se aplicam à sua situação específica. Visão Abstrata das Consequências: consiste em afastar-se cognitivamente das pessoas impactadas. Exemplos incluem distanciar-se no espaço, no tempo ou até utilizar processos burocráticos e linguagem eufemística para amenizar a gravidade de um ato. Consequência Social: essa quebra de empatia leva a decisões menos éticas, permitindo que indivíduos ajam de maneira prejudicial, mantendo intacta a autoimagem de pessoa “boa” ou justificada.
Distanciamento moral? Não apenas isso. Em todos os lugares estão a reinar os dois pesos e duas medidas? Mas cuidado. Ainda hoje podem existir oásis e pessoas diferenciadas e, quando isso acontece, geralmente as pessoas se assustam perante fatos e acontecimentos.
Em outras palavras, o que é mesmo um oásis? Um oásis é uma área de vegetação isolada encontrada em desertos ou regiões áridas, que se desenvolve ao redor de fontes de água doce. Eles são criados quando aquíferos subterrâneos ou lençóis freáticos brotam na superfície. Isso cria refúgios férteis capazes de sustentar plantas, animais e até mesmo o estabelecimento de comunidades humanas e rotas de comércio. A água que brota em um oásis geralmente vem de chuvas que caíram há centenas ou milhares de anos em regiões distantes e se acumularam em aquíferos subterrâneos. Em outras palavras, o que gera verdadeiros oásis? Formação sólida.
Recentemente descobrimos que, em certo ambiente que parecia diferenciado, o que de fato existia era aparência, mera aparência. Lá existem até mesmo devotos de “ladrões”, e com justificativas. E a mais absurda: “as famílias devem vir em primeiro lugar em tudo”! E o que fazer depois dos “sustos” da vida? Agradecer a Deus por mais um livramento. O sono dos justos é o melhor de todos. O escrever vai providenciando, a cada dia mais, o sustento através dos bons amigos.
Afinal, o que é a vida? Somos pó e ao pó retornaremos. Nada justifica o seguimento desvirtuado de Deus. O distanciamento da moral “provoca a morte já nesta vida” e também a principal das mortes: “a morte eterna”!