DEUS. Jesus Cristo Deus; com 54 anos de vida, dá para afirmar isso sem nenhuma dúvida. O homem moderno e contemporâneo é teimoso? Desobediente? É apenas questão de inteligência e sabedoria. Se a vida já tem seus percalços para a pessoa indo à Igreja, agora imagine como deve ser sem ir? A ilusão das riquezas não é apenas aparente. Passou a ser visível a insaciedade. Quando alguém tem muitos bens materiais, sempre há alguém problemático na família ou algum problema de saúde. Já perceberam isso? A vida não é completa para ninguém. Existem muitos ricos bons e honestos? Lógico. E quem está dizendo o contrário? A questão é apenas conscientizar-se de que a vida não se resume a muitas coisas, mas sim ao saborear das coisas, como já dizia Inácio de Loyola, homem, por sinal, muito rico e que somente encontrou paz interior e exterior quando se encontrou vocacionalmente.
Quem preenche e sacia? DEUS. Agora, muito cuidado, principalmente com pessoas que dizem falar em nome de Deus. Quantas pessoas você já viu decepcionadas com pastores ou padres? Inúmeras. E não é somente como costumeiramente dizem. Ressaltam sempre que foi porque não se submeteram ao que queriam. Será verdade? O problema não é porque a maioria deles era tão pobre materialmente — padres e pastores geralmente advêm de famílias pobres — que sempre projetam o sofrimento que tiveram na vida dos outros? Normalmente, estão sempre a achar que os outros querem o que eles desejavam. E o que era? Geralmente dinheiro e vida estável. A complexidade humana é tamanha que, quase sempre, os outros não gostam de ver os outros felizes. Muita gente gosta sempre de estar no controle de tudo e de todos. E a quem pertence o controle de tudo e de todos? A Deus. Alguns sábios costumam dizer que a vida costuma ser bem mais feliz longe de padres e pastores. E dizem mais: não é muito bom se aproximar dessas pessoas. E, quando encontrar alguém de espírito feliz, aproxime-se e faça uma duradoura amizade!
Quem preenche e sacia? DEUS. E isso se estende a outros mundos. Desde a queda de Adão, nenhum homem, de fato, vive o equilíbrio em perfeição. O certo a fazer é ter autocontrole e fazer como a maioria faz. E como costumam fazer? Vivem o que realmente não são? Isso também não. Basta apenas continuar se aproximando de pessoas que desejam a sua felicidade vocacional. Padre Geraldo Coêlho de Almeida, SJ, costumava dizer que muitos vivem infelizes por não viverem a sua vocação determinada por Deus. Cremos que isso seja verdade. A vida pode seguir uma linha retilínea quando estamos na vocação correta. Se não fosse assim, não haveria motivos para tanto reclamar e indignar-se. Homens felizes não vivem a reclamar e a se lamentar. O acordar, por si só, já é motivo de alegria e felicidade. Quantos grandes homens não viviam a viajar e com agenda cheia de compromissos, e se tornaram felizes até dizer chega? Inúmeros. Existem muitos deles cuja felicidade consistia apenas e tão somente em viver em meio aos livros e em suas bibliotecas!
Quem preenche e sacia? O protestantismo pecou muito ao dizer que a felicidade consiste em viver em meio ao mundo. Isso é muito perigoso. O mundo sempre tende a contaminar. Quantas Igrejas, nos dias atuais, não são contaminadas por pessoas infelizes? Cartuxas, trapas e mosteiros possuem o seu valor. A vida em uma comunidade cristã é salutar. Para viver em meio ao mundo, é necessário abdicar de muitas coisas, mas isso também é possível. Os puritanos, através de seus exemplos, têm mantido a fé de muitas pessoas. Quando se é de Deus e pertencente aos eleitos, ninguém pode tirar isso. Mas quer um conselho? Para viver santamente e sem deixar ninguém projetar os seus sofrimentos e traumas em quem não merece, observe bem e somente se aproxime de alguém depois de perceber realmente os sinais que demonstrem que aquelas pessoas são realmente de Deus!