Vatican News
O autor do Evangelho deste domingo, João Evangelista, nos diz que a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos se deu no dia da Páscoa. “Jesus sopra o Espírito sobre seus seguidores, gerando uma nova criação.”
Ele deseja fazer-nos compreender que o Espírito que conduziu Jesus em sua missão de salvar a humanidade é o mesmo que agora conduz a Igreja, comunidade dos seguidores de Jesus, na continuidade da mesma missão. A Igreja torna presente, na história, o Cristo Redentor.
Quando os discípulos, à tarde do primeiro dia da semana, estão reunidos, o Senhor aparece no meio deles e lhes comunica a paz. Mostra-lhes os sinais de seus sofrimentos para lhes dizer que, apesar de seu aspecto glorioso, a memória da paixão não poderá ser deixada de lado; a glória veio através da cruz.
Estamos no primeiro dia da semana, não nos esqueçamos. Exatamente com esse sentido do novo, do novo pós-pascal, isto é, do novo eterno, que não caduca, que não envelhece, Jesus faz a nova criação, soprando o Espírito sobre seus seguidores. É uma referência à criação do homem, relatada no cap. 2º, vers. 7 do Gênesis, quando diz que Deus insuflou em suas narinas o hálito de vida, e o homem passou a viver. No relato desse fato, na tarde pascal, temos a criação da Comunidade Cristã.
A missão é dada logo em seguida: perdoar os pecados e até retê-los, se for o caso. Pecado é aquilo que impede a realização do projeto do Pai, que é a felicidade do ser humano. Ora, perdoar os pecados significa lutar para que os planos de Deus cheguem à sua concretização e, evidentemente, devolver àquele que está arrependido de suas ações contrárias a esse plano a reconciliação.
Pelo batismo e pela crisma, fazemos parte dessa comunidade que deve continuar a missão redentora de Jesus. Que honra!
Que nossas ações, seja na família, no trabalho ou no meio dos amigos, colaborem para a alegria e a felicidade daqueles que nos cercam. Assim, estaremos dando glória a Deus, pois a glória de Deus é a felicidade do homem.