Dom Mário Antônio toma posse como arcebispo de Aparecida - Dom Mário Antônio é o sexto arcebispo da arquidiocese. A posse canônica do sexto arcebispo de Aparecida, dom Mário Antônio da Silva, foi realizada na Catedral Basílica de Aparecida, que é o Santuário Nacional. A preparação da celebração começou ainda em março, logo após o pedido de renúncia de dom Orlando Brandes ter sido aceito pelo Papa Leão XIV, sendo então nomeado dom Mário Antônio da Silva, até então arcebispo de Cuiabá (MT), como seu substituto.
Participaram da celebração Bispos da Província Eclesiástica de Aparecida, bem como dos regionais Sul 1 e Oeste 2, onde está inserida a Arquidiocese de Cuiabá, que passa a ser sede vacante. Também estiveram presentes cardeais e o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, além de religiosos, religiosas e leigos da arquidiocese.
Autoridades civis, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também participaram.
Seguindo o rito canônico, Dom Mário Antônio foi acolhido em frente à fachada norte do Santuário Nacional pelo núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro, e pelo arcebispo emérito, dom Orlando Brandes. Depois, houve a reverência ao crucifixo levado pelo reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, CSsR, e pelo padre Marcus Vinícius da Silva, vigário-geral da arquidiocese.
Padre Eduardo Catalfo afirmou que, na biografia de Dom Mário, há um capítulo significativo: desde a infância, ele ama Nossa Senhora Aparecida. O novo arcebispo demonstra um carinho todo especial pelos devotos e peregrinos que visitam o Santuário Nacional. “Foi emocionante acolher dom Mário: ele chega como peregrino.”
Dom Mário aspergiu água benta pelos corredores da Basílica e rezou diante do sacrário, na Capela do Santíssimo. Ele também recebeu o báculo, símbolo do pastor naquela arquidiocese. Em sua primeira homilia, dom Mário afirmou que “o verdadeiro programa de vida, e até mesmo de ministério episcopal, é viver a Páscoa e dar muitos frutos”.
Ele também fez um apelo ao fortalecimento das obras sociais e da Cáritas, da qual é presidente. Citou a urgência de enfrentar a violência, inclusive o feminicídio no Brasil. Dom Mário Antônio agradeceu a presença dos familiares e também a organização da posse pelos missionários redentoristas e Padres da Arquidiocese de Aparecida.
Informações de Camila Morais - Correspondente da TV Aparecida na Itália