Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cidades NOVO ARCEBISPO

Dom Mário Antônio é o sexto da Arquidiocese

Arcebispo é o responsável por governar uma Arquidiocese

05/05/2026 às 18h57 Atualizada em 05/05/2026 às 19h13
Por: Josenildo Melo Fonte: Camila Morais - Vatican News
Compartilhe:
Foto: Thiago Leon / SNdeAparecida
Foto: Thiago Leon / SNdeAparecida

Dom Mário Antônio toma posse como arcebispo de Aparecida - Dom Mário Antônio é o sexto arcebispo da arquidiocese. A posse canônica do sexto arcebispo de Aparecida, dom Mário Antônio da Silva, foi realizada na Catedral Basílica de Aparecida, que é o Santuário Nacional. A preparação da celebração começou ainda em março, logo após o pedido de renúncia de dom Orlando Brandes ter sido aceito pelo Papa Leão XIV, sendo então nomeado dom Mário Antônio da Silva, até então arcebispo de Cuiabá (MT), como seu substituto.

Participaram da celebração Bispos da Província Eclesiástica de Aparecida, bem como dos regionais Sul 1 e Oeste 2, onde está inserida a Arquidiocese de Cuiabá, que passa a ser sede vacante. Também estiveram presentes cardeais e o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, além de religiosos, religiosas e leigos da arquidiocese.

Autoridades civis, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também participaram.

Seguindo o rito canônico, Dom Mário Antônio foi acolhido em frente à fachada norte do Santuário Nacional pelo núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro, e pelo arcebispo emérito, dom Orlando Brandes. Depois, houve a reverência ao crucifixo levado pelo reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, CSsR, e pelo padre Marcus Vinícius da Silva, vigário-geral da arquidiocese.

Padre Eduardo Catalfo afirmou que, na biografia de Dom Mário, há um capítulo significativo: desde a infância, ele ama Nossa Senhora Aparecida. O novo arcebispo demonstra um carinho todo especial pelos devotos e peregrinos que visitam o Santuário Nacional. “Foi emocionante acolher dom Mário: ele chega como peregrino.”

Dom Mário aspergiu água benta pelos corredores da Basílica e rezou diante do sacrário, na Capela do Santíssimo. Ele também recebeu o báculo, símbolo do pastor naquela arquidiocese. Em sua primeira homilia, dom Mário afirmou que “o verdadeiro programa de vida, e até mesmo de ministério episcopal, é viver a Páscoa e dar muitos frutos”.

Ele também fez um apelo ao fortalecimento das obras sociais e da Cáritas, da qual é presidente. Citou a urgência de enfrentar a violência, inclusive o feminicídio no Brasil. Dom Mário Antônio agradeceu a presença dos familiares e também a organização da posse pelos missionários redentoristas e Padres da Arquidiocese de Aparecida.

Informações de Camila Morais - Correspondente da TV Aparecida na Itália

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes