Seguir Jesus como Caminho, Verdade e Vida é a mensagem central do Evangelho e nos leva a vivenciar a novidade do Amor de Deus por nós, sempre original, descoberta aos poucos e nos plenificando.
Vatican News - Por Josenildo *Melo
O caminho se faz caminhando. Essa ideia nos é passada pela liturgia de hoje, especialmente pela primeira leitura.
Jesus jamais falou em sacerdotes e diáconos, mas em seguidores de sua Palavra, em seus discípulos.
Na leitura dos Atos dos Apóstolos, aparece uma situação que exige uma estruturação no serviço aos carentes, concretamente, um socorro às viúvas. Para ajudar na solução dessa questão, em clima de oração, é criada a função dos diáconos. Todos têm o dever de anunciar a Palavra e devem estar plenos do Espírito Santo. Anúncio e ação deverão caminhar juntos. A ação é consequência do anúncio e sua expressão concreta.
Seguir Jesus como Caminho, Verdade e Vida é a mensagem central do Evangelho e nos leva a vivenciar a novidade do Amor de Deus por nós, sempre original, descoberta aos poucos e nos plenificando.
Jesus é o Caminho para o Pai. Ele veio do Pai, com o Pai é um e volta para o Pai. Ninguém conhece o Pai a não ser o Filho, e ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, nos diz o Senhor (cf. Mt 11,27).
Jesus é a Verdade, a revelação autêntica do projeto de Deus, a manifestação visível e encarnada do amor do Pai. "A verdade vos libertará" (cf. Jo 8,32). Em Jesus, nos sentimos plenamente livres e amados.
Jesus é a Vida (cf. Jo 1,4), é a própria ressurreição, a vida eterna, a Vida!
Muitas vezes, em nossa vida, surge uma novidade, algo com que não contávamos e que precisamos acolher, dar espaço e lugar. Precisamos saber inserir esse inesperado, que parece ter vindo para ficar e modificar nosso dia a dia, e até nossa própria vida.
De acordo com as leituras de hoje, é necessário que sejamos movidos pelo amor, pelo desejo de servir, que recorramos a Deus na oração e que coloquemos em prática aquilo que o Espírito Santo nos orientar. Quando Jesus fala que vai nos preparar um lugar no Céu, Ele está nos prestando um serviço.
Na vida cristã, o maior é aquele que serve mais. A vida de Jesus foi um eterno serviço, desde o nascimento até a morte, sem deixar de lado a ressurreição e os atos após ela.
É necessário seguir Jesus, Caminho, Verdade e Vida, que se retirava em oração, ouvia o Pai e agia.
Assim, do mesmo modo como fez o Senhor e a primeira comunidade, estaremos anunciando que Deus nos ama e está conosco. E, através de nossas ações, de nossos serviços, continua criando o mundo.
*Jornalista especializado em coberturas do Vaticano/Santa Sé/Igreja Católica