Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Internacional LITURGIA

Reflexão para o V Domingo Pascal

Viva segundo os mandamentos do Senhor!

03/05/2026 às 12h27
Por: Josenildo Melo Fonte: Profº Drº Silvonei José / Rádio Vaticano
Compartilhe:
Foto: https://comshalom.org/
Foto: https://comshalom.org/

Seguir Jesus como Caminho, Verdade e Vida é a mensagem central do Evangelho e nos leva a vivenciar a novidade do Amor de Deus por nós, sempre original, descoberta aos poucos e nos plenificando.

Vatican News - Por Josenildo *Melo

O caminho se faz caminhando. Essa ideia nos é passada pela liturgia de hoje, especialmente pela primeira leitura.
Jesus jamais falou em sacerdotes e diáconos, mas em seguidores de sua Palavra, em seus discípulos.
Na leitura dos Atos dos Apóstolos, aparece uma situação que exige uma estruturação no serviço aos carentes, concretamente, um socorro às viúvas. Para ajudar na solução dessa questão, em clima de oração, é criada a função dos diáconos. Todos têm o dever de anunciar a Palavra e devem estar plenos do Espírito Santo. Anúncio e ação deverão caminhar juntos. A ação é consequência do anúncio e sua expressão concreta.

Seguir Jesus como Caminho, Verdade e Vida é a mensagem central do Evangelho e nos leva a vivenciar a novidade do Amor de Deus por nós, sempre original, descoberta aos poucos e nos plenificando.
Jesus é o Caminho para o Pai. Ele veio do Pai, com o Pai é um e volta para o Pai. Ninguém conhece o Pai a não ser o Filho, e ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, nos diz o Senhor (cf. Mt 11,27).

Jesus é a Verdade, a revelação autêntica do projeto de Deus, a manifestação visível e encarnada do amor do Pai. "A verdade vos libertará" (cf. Jo 8,32). Em Jesus, nos sentimos plenamente livres e amados.
Jesus é a Vida (cf. Jo 1,4), é a própria ressurreição, a vida eterna, a Vida!

Muitas vezes, em nossa vida, surge uma novidade, algo com que não contávamos e que precisamos acolher, dar espaço e lugar. Precisamos saber inserir esse inesperado, que parece ter vindo para ficar e modificar nosso dia a dia, e até nossa própria vida.

De acordo com as leituras de hoje, é necessário que sejamos movidos pelo amor, pelo desejo de servir, que recorramos a Deus na oração e que coloquemos em prática aquilo que o Espírito Santo nos orientar. Quando Jesus fala que vai nos preparar um lugar no Céu, Ele está nos prestando um serviço.
Na vida cristã, o maior é aquele que serve mais. A vida de Jesus foi um eterno serviço, desde o nascimento até a morte, sem deixar de lado a ressurreição e os atos após ela.

É necessário seguir Jesus, Caminho, Verdade e Vida, que se retirava em oração, ouvia o Pai e agia.
Assim, do mesmo modo como fez o Senhor e a primeira comunidade, estaremos anunciando que Deus nos ama e está conosco. E, através de nossas ações, de nossos serviços, continua criando o mundo.

*Jornalista especializado em coberturas do Vaticano/Santa Sé/Igreja Católica

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes