Tem povo mais sábio politicamente do que os mineiros? Alguns dizem que somente os baianos e cearenses. Certo mesmo é que o ex-governador Zema vem ganhando pontos em seus ataques frontais a alguns ministros do STF. A revista digital das elites econômicas do país, cada vez mais sólida e pujante, Crusoé, traz em sua capa: O Inconfidente. Zema desafia e incomoda os ministros do STF como nenhum outro pré-candidato à Presidência da República. E mais: Lula sem gás e Flávio corteja as eleitoras.
O Brasil lembrou nesta semana, por mais um ano, a Inconfidência Mineira, um movimento do século XVIII contra o despotismo da Coroa portuguesa. “Muito tempo se passou, o Brasil ficou independente, mas e os brasileiros, você acha que nós somos livres de verdade?”, questionou, no feriado de Tiradentes, o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em uma das várias provocações recentes feitas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“A luta dos inconfidentes ainda não acabou”, resumiu o pré-candidato à Presidência da República pelo partido Novo ao compartilhar, em suas redes sociais, um vídeo gravado por ocasião da data histórica, que tem um contexto: o decano do criticado STF, Gilmar Mendes, pediu ao colega Alexandre de Moraes a inclusão de Zema no interminável inquérito das fake news.
Atenção: este texto contém também informações de Crusoé e do site O Antagonista
O ex-governador de Minas é, de fato, tratado por Gilmar como um inconfidente — um traidor, como os portugueses classificaram os conjurados mineiros, que entraram para a história sob essa alcunha, dizem Guilherme Resck e Rodolfo Borges em “O Inconfidente”, matéria de capa de Crusoé. O que significa a palavra? Historicamente, o termo designa os participantes da Inconfidência Mineira (1789), movimento separatista contra o domínio português.
Outros destaques de Crusoé: na reportagem “Lula sem gás”, Guilherme Resck mostra como o fechamento de uma das rotas marítimas mais estratégicas do mundo, o Estreito de Ormuz, em decorrência do conflito entre Estados Unidos e Irã iniciado no fim de fevereiro, impôs um novo problema no difícil caminho da tentativa de reeleição do presidente Lula (PT). O petista aposta em medidas questionáveis para conter a alta dos combustíveis e reverter a queda de popularidade.
Na matéria “Flávio corteja as eleitoras”, Guilherme Resck e Paulo Melo contam como o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tenta convencer o eleitorado feminino de que sua eventual gestão no Palácio do Planalto será melhor do que a de Lula (PT). Nas eleições de 2022, as mulheres deram mais votos ao petista do que a Jair Bolsonaro (PL).
Remando por fora? Nos bastidores da política mineira, dizem que, quando Zema almejava o governo de Minas Gerais, ninguém acreditava. Minas é um estado decisivo em toda e qualquer eleição presidencial? Continuará sendo? A divisão de votos será favorável a qual eixo? Aos atuais comandantes do país, chamado Brasil, é que não será, dizem os mais renomados analistas políticos. Há um provérbio mineiro muito difundido pelo Brasil: “gostar de comer quieto”. O futuro a Deus pertence, e o mundo político já fez as suas opções? E do lado do atraso e do mais do mesmo é que não é. Eis a nobre realidade!
Zema rema por fora? E poderão se tornar braçadas inalcançáveis?