Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Internacional SANTIDADE

Aparentar ser já não basta?

O povo já não acredita apenas em palavras!

20/04/2026 às 09h28 Atualizada em 20/04/2026 às 09h52
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://pt.123rf.com/
Foto: https://pt.123rf.com/

Não. O ser humano, bom cristão ou não, já não aceita mais isso. Quem não era uma Assembleia Geral da CNBB — Conferência Nacional dos Bispos do Brasil? E qual a razão da reflexão? Ficaram “conhecidos como defensores do que é incorreto”? Há muitos anos, a grande maioria que faz parte desta conferência vem “legitimando desonestidades”? Migrou dos jesuítas para a CNBB a máxima de que o que mais importa é o mal menor e o bem maior? Certo mesmo é que aparentar ser já não basta.

A imoralidade clerical (entre cardeais, arcebispos, bispos, padres, diáconos permanentes ou transitórios) é tamanha que somente a bajula e aceita quem vende até a alma ao diabo para prover a sobrevivência de suas famílias? Santidade é mandamento do Senhor. A Sagrada Escritura é repleta de “condenações à imoralidade”. Comportamento “perverso” e glutonaria são pecados perante não somente os fiéis, mas principalmente perante o Deus Criador!

Aparentar ser já não basta? Meu excelente amigo certa vez enviou-me para uma determinada congregação (piedosa, mas poderosa) e, no dia da viagem, disse-me uma frase estranha. Dom Celso era um homem de Deus, santo e piedoso: “Meu filho, faça não somente o possível, mas o impossível para permanecer; não fazendo isso, nenhum permanece”.

A viagem durou apenas alguns meses. Perguntou os motivos, e prontamente respondemos: “Minha mente não aceita certas coisas e ocasiões”. Também prontamente ele (Dom Celso) respondeu: “Deixe o tempo passar; somente com a idade saberás como a vida realmente funciona”.

Uma das coisas que mais alegravam Celso José era participar das assembleias da CNBB. Ouvia muito. Falava somente no momento certo. Mas, quando colocava algo em votação, todos aprovavam. Aparentar ser já não basta. O exemplo vale muito mais que palavras. Ninguém, em sã consciência, nos dias atuais, acredita em tudo que a CNBB diz ou faz? E não adianta continuar tentando apenas aparentar ser o que não são. A “máquina de fazer dinheiro já não conta mais” e não resolve continuar acreditando que vivem em um mundo diferente dos mundos construídos e em construção!

O que podemos “enxergar de bom”? Em uma breve consulta, vocês encontrarão: a 62ª Assembleia Geral da CNBB ocorre de 15 a 24 de abril de 2026, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Com a presença de mais de 373 bispos, o foco principal é a votação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), com ênfase na sinodalidade e nos desafios sociais.

Quem transita nos poderes sabe das conversas nas altas rodas da sociedade. Há um Padre muito conhecido em Teresina (que já foi poderoso) que diz abertamente: “O que os Bispos católicos gostam é de dinheiro; e não é pouco”. Ele está correto?

Somos do tipo que vê o lado bom das igrejas. Vida de santidade é a saída. Isso basta. A resposta está na Sagrada Escritura: “Sede santos como vosso Pai celeste é santo”. Enquanto padres que dirigem seminários católicos, quando indagados sobre santidade, responderem: “Isso não existe, meu filho; você está aqui porque é um protegido de Celso José”, a catolicidade não vai cessar de decair e chegar ao cúmulo de ficar restrita apenas aos “guetos e lugares sem muita reflexão”.

Senhor, que a tua Igreja deixe de tentar aparentar ser o que não é!

Aparentar ser já não basta? E não adianta as homilias enfatizando que quem não tem pecado que atire a primeira pedra! Essa máxima já não vale mais. Existe, sim, santidade nas comunidades Shalom, Canção Nova e em mais algumas que se pode contar nos dedos.

Os evangélicos que buscam a santidade e atacam o pecado, como, por exemplo, os reformados, têm crescido lenta e gradualmente, mas de forma sólida e de acordo com a vontade de Deus, e não seguindo os ditames dos meros poderes terrenos!

Aparentar ser já não basta. O mundo precisa e necessita de santidade coletiva!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes