Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Internacional DOMINGO

Reflexão para o Segundo de Páscoa

Páscoa é tempo de alegrias no Ressuscitao!

12/04/2026 às 06h44
Por: Josenildo Melo Fonte: Dr Prof Silvonei José / Rádio Vaticano
Compartilhe:
Foto: https://www.gettyimages.com.br
Foto: https://www.gettyimages.com.br

Peçamos ao Senhor que nossa vida de batizados, de homens e mulheres que creem em Jesus, seja fiel à nossa profissão de fé.

Vatican News - Josenildo *Melo

A primeira leitura deste domingo nos relata a vida dos primeiros cristãos. Ela está estruturada sobre quatro colunas: o ensinamento dos apóstolos, a partilha dos bens, a fração do pão (ou Eucaristia) e as orações em comum.

O ensinamento dos apóstolos, ou catequese, provocava nos discípulos uma mudança de vida. A fé na Palavra de Deus, revelada por e em Jesus Cristo, agora era explicada pelos apóstolos, e os cristãos deixavam de ser simples cidadãos para, com suas vidas, testemunharem Jesus Cristo. Esse testemunho veremos concretamente nas outras três colunas.

Se acreditavam em Jesus Cristo, criam que Deus era Pai de todos, e isso os levava a um sentimento de radical fraternidade. Daí a partilha de bens, a renúncia à propriedade particular, onde tudo era livremente colocado em comum e distribuído de acordo com as necessidades pessoais. Com isso, não existiam mais pobres.

A partilha do pão celebrava a memória de Jesus, que partilhou sua vida. Assim, reuniam-se para realizar o gesto e o mandamento de Jesus: “Fazei isto em memória de mim”.

O Senhor estava presente no meio deles de modo eucarístico e era partilhado como alimento, como sustento para o dia a dia.

Finalmente, a comunidade também se reunia para louvar o Senhor e, certamente, rezar o Pai-Nosso.

O autor dos Atos nos fala ainda que esse estilo de vida simples, fraterno e temente a Deus suscitava a adesão de outras pessoas a fazerem parte do grupo dos amigos de Jesus.

Peçamos ao Senhor que nossa vida de batizados, de homens e mulheres que creem em Jesus, seja fiel à nossa profissão de fé.

Para isso, vale que, a cada noite, nossa consciência, diante do Senhor, nos diga até onde vivemos nossa fé, se fomos capazes de partilhar nossos bens, nosso tempo, nossa atenção, nossa capacidade de ajudar o outro.

A partilha do pão eucarístico da vida, que é Jesus, deverá refletir o meu dia, meu ato de partilhar os bens que geram vida com aquele irmão ou irmã, aquele próximo que é carente deles.

Feliz Páscoa!

* Vaticanista - Jornalista especializado em coberturas da Igreja Católica/Vaticano/Santa Sé

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes