Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Especiais ANO ELEITORAL

CNBB realiza sua 62ª Assembleia Geral

Referendaram ou ainda referendarão um nome?

08/04/2026 às 11h41 Atualizada em 08/04/2026 às 11h48
Por: Josenildo Melo Fonte: Padres, Bispos, Arcebispos, Cardeais
Compartilhe:
Foto: https://www.cnbb.org.br/
Foto: https://www.cnbb.org.br/

CNBB realiza sua 62ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), a partir do próximo dia 15 de abril

Na próxima semana, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia sua 62ª Assembleia Geral. De 15 a 24 de abril, os bispos de todo o Brasil estarão reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), para dias de convivência, oração e definições importantes para a missão da Igreja Católica no país.

Órgão supremo da CNBB, a Assembleia Geral é “a expressão e a realização maior do afeto colegial, da comunhão e da corresponsabilidade dos bispos da Igreja no Brasil”. O Estatuto da CNBB estabelece que este órgão tem a finalidade de realizar os “objetivos da CNBB, para o bem do povo de Deus”. Nesse encontro, são tratados assuntos pastorais relacionados à missão da Igreja e aos problemas das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização.

Tema central

O tema central desta assembleia é a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Após um processo de atualização adiado para receber as contribuições do Sínodo sobre a Sinodalidade, o texto, com os acréscimos e contribuições recebidos das dioceses, pastorais e organismos, chega ao conjunto do episcopado para ser votado e aprovado.

As diretrizes formam o documento que direciona e orienta a missão da Igreja de evangelizar. Elas auxiliam as dioceses de todo o país em sua atuação pastoral, a partir do discernimento da realidade, e oferecem propostas para iluminar a vida eclesial e a sociedade com base nos valores do Evangelho.

Além do tema central, os bispos também vão tratar de três temas prioritários, 20 temas diversos, quatro mensagens e dez comunicações. O encontro dos bispos também conta com um retiro espiritual, que acontece nos primeiros dias da assembleia.

Entre os temas prioritários está o relatório da Presidência da CNBB. Entre os temas diversos, estão: análises de conjuntura social e eclesial; o processo de implantação do Sínodo sobre a Sinodalidade no Brasil; aprovações de textos litúrgicos; as campanhas da CNBB; a tutela de menores e adultos vulneráveis; o Congresso Americano Missionário (CAM 7), marcado para 2029; o bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé; a atualização do documento “Evangelização da Juventude” (Doc. 85 CNBB); e o 19º Congresso Eucarístico Nacional, marcado para 2027.

Programação

A programação diária dos Bispos tem início às 8h, com a oração das Laudes, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. A primeira das quatro sessões diárias começará às 8h30, e a segunda, às 11h. Já às 10h30, bispos definidos pela Presidência concedem entrevista coletiva à imprensa, com transmissão pelas redes sociais da CNBB.

À tarde, as sessões retornam às 15h, com a oração da Hora Média. Às 18h, os bispos celebram a Eucaristia com a oração das Vésperas, no altar central da basílica de Aparecida.

Nos primeiros dias, os bispos vivenciarão um retiro espiritual, com início na tarde do dia 15 de abril e conclusão com a Eucaristia, na noite de quinta-feira. Antes da celebração, prevista para as 18h, os bispos rezarão o terço durante a procissão do Centro de Eventos até a Basílica do Santuário Nacional.

No sábado e no domingo, as missas serão pela manhã: no dia 18, às 7h, e no dia 19, às 8h.

Quem participa

São convocados para a Assembleia Geral da CNBB os membros da Conferência: cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores. Os bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja são convidados.

A Igreja Católica no Brasil possui 281 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 497, dos quais 324 estão no exercício do governo pastoral de alguma diocese ou arquidiocese, e outros 173 são bispos eméritos. Destes, 373 estão inscritos na 62ª Assembleia Geral da CNBB.

Para acompanhar

Será possível acompanhar o encontro dos Bispos pelos meios de comunicação da CNBB e pelas emissoras de rádio e TV de inspiração católica. A sessão de abertura, as coletivas de imprensa e as missas serão transmitidas ao vivo, tanto no canal da CNBB no YouTube quanto nas emissoras de TV.

A Assessoria de Comunicação da CNBB levará ao público vários conteúdos especiais na cobertura da Assembleia Geral, tanto para o portal da CNBB quanto para as redes sociais e os veículos de comunicação católicos. Confira abaixo a programação:

  • Live sobre a pauta do dia – 7h45
  • CNBB Confere – 9h
  • Coletiva de imprensa – 10h30
  • Podcast – 11h45
  • Boletim de rádio para emissoras de inspiração católica – 17h
  • Boletim Igreja no Brasil – 19h

Com informações de Luiz Lopes Júnior – Foto de Thiago Leon

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes