Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cidades REALIDADE?

Semana Santa acabou. E agora?

Maior a fuga; maiores são os probemas ao retornar?

06/04/2026 às 10h05 Atualizada em 06/04/2026 às 10h13
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://www.istockphoto.com
Foto: https://www.istockphoto.com

Todo dia é um eterno recomeçar. Acordou bem, fez a oração e agradeceu a Deus por mais um dia? Muitos, depois disso, fazem sua boa caminhada ou corrida. Chegou do exercício físico e leu a Sagrada Escritura? Pronto. Depois, vêm os estudos e o trabalho. O mês está voando? Há muitas coisas para fazer e não dar conta? Chegou de viagem e os problemas aumentaram? Mas, meu nobre escritor, queremos saber: semana santa acabou, e agora? É no sentido de que, a partir de agora, acabaram as desculpas.

As abóboras no meio do caminho terminarão de se arrumar? Não conte com isso ainda não. Antes do final do ano era: somente no próximo. O ano inicia e dizem: agora, somente depois do Carnaval. Termina a festa da carne e proclamam: agora, somente depois da Semana Santa. Qual a próxima desculpa para falarem direta e realmente de política? Agora, apenas depois das convenções!

Abril iniciando. E agora? Está vendo como funciona o mundo profissional da política? E qual a razão de tudo isso? Quanto mais se protela, mais sondagens são feitas, e muitos se decidirão apenas nos quarenta e sete minutos do segundo tempo. E, para os “operadores das campanhas”, significa menos gastos e desgastes.

Qual o motivo de pessoas que até têm muito dinheiro não adentrarem ao mundo político? Não é para todo mundo. O jogo é bruto. O número de pessoas que realmente seguem o que Cristo Jesus disse e viveu é ínfimo; chega a ser quase inexistente. Um dos poucos que seguia à risca a máxima cristã se chamava Pedro Simon, homem que, em todo o Rio Grande do Sul, é conhecido por ter apenas dois carros populares e um apartamento — eis o seu patrimônio material. Já o ético e moral é infinito.

Quer dizer que o resto é conversa fiada? Devem existir alguns, mas talvez se contem nos dedos das mãos. Existem até alguns que parecem ser o que dizem, mas, se investigados a fundo, podem não ser. Pode um país desses ter futuro?

Vamos ao “leão do dia”? Antigamente, muitos não sabiam o que significava essa expressão. Até hoje há gente que nem usa esse contexto. E qual a razão? Acorda e levanta com Cristo Jesus, e o que for aparecendo pelo caminho são os desígnios de Deus, e a vida segue. Mas, no mundo mundano, isso é fácil? Talvez até no mundo dito religioso seja sempre um dia pior do que o outro.

Existem seminários católicos em que o início do dia parece mais um bar. Há gente ouvindo músicas estranhas de um lado e, do outro, também! Há uma faculdade dessas de estudos por estas bandas em que se ouve de tudo pela manhã, menos uma boa música clássica ou uma excelente música gregoriana.

E ainda há justificativas? Há reitor que diz: é a cultura deles; deixem os “meninos” se divertirem e acordarem como quiserem. Aí, em meio à falta de boas vocações, vão aguentando tudo que chega.

Voltemos à vida dos simples trabalhadores e estudantes que se preocupam em sobreviver e buscar forças para sempre seguir em frente. Brasileiros cada vez mais endividados? É a economia do país chegando ao colapso? E, na outra ponta da pirâmide, somente festas e viagens todo final de semana? E há aqueles que ainda sorriem da cara dos outros.

Abril vai findar. E agora? Está chegando a hora da onça beber água? Se o sistema não desabar desta vez, não cai nunca mais, diz um influente e muito bem informado colega de profissão. E os problemas de saúde da população, que agora começam já a partir dos 40 anos de idade? Em outros, começando até mesmo antes de atingir essa idade? Psicologicamente, a mente está quase “pifando” para milhões.

As igrejas saíram da fase de apenas reforço espiritual e agora atendem até mesmo casos pessoais. Viraram verdadeiros “hospitais” nos finais de semana? Força. Fé. Coragem. Não há aquela máxima de que tudo tem um propósito? É melhor começar a acreditar que não é apenas uma bela força de expressão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes