É, meus nobres leitores, não apenas isso; mas a vida se resume a acordar cedinho aos domingos e ir à igreja, conviver com os irmãos em Cristo. Goza de boa saúde? Você tem uma certa renda mensal ou recebe uma ajuda de custo? Já trabalhou bastante e passou dos 60? A vida é isso: oração, estudo e trabalho. A ida à igreja é um bálsamo. Não há nada melhor nesta vida do que estar presente constantemente na Casa do Senhor. E não tem essa de que, com o tempo, se torna algo monótono. É nas igrejas sérias e com os santos de que ela dispõe que a vida vai seguindo firme e forte. Os calvinistas dizem e vivem isso constantemente: somos pó e ao pó retornaremos. Olhe, em uma igreja — pode ser uma paróquia séria (o que é coisa rara, mas pode ser que ainda exista) — o ambiente é de contínuo aprendizado. Nas igrejas cristãs que prezam pelo comportamento moral e ético íntegro, você encontra o verdadeiro sentido da vida. Com Cristo, você conhece irmãos que vivem de forma honesta e íntegra, ganhando quantias pequenas, mas sendo felizes. Há irmãos que aconselham "milionários" sobre como se organizar financeiramente, e não é através de depoimentos, mas do seu viver alegre na presença de Cristo Jesus.
Nada mais que isso? Apenas e tão somente isso? Isso é o introito. Cristão de verdade, seja católico sério ou evangélico, vive de forma diferenciada. Reza, estuda e trabalha e, em um ou dois dias da semana, exercita-se fisicamente (joga um bom futebol, corre, caminha, joga basquete ou qualquer outro esporte entre irmãos). Uma vez por mês ou duas vezes por semestre, aparece um seminário ou conferência de dois ou três dias para aprimorar ainda mais a fé e o conhecimento da realidade. E, se participa de alguma sociedade, encontra conversa boa, intelectual e fraternidade verdadeira. O domingo chega a ser o ápice. Mas é sempre pessoas estranhas e hipócritas? Se ainda não encontrou o lugar correto, um dia irá encontrar; mas, para isso, precisa seguir firme e focado em Cristo Jesus. Os aspectos sociais são apenas um bom suporte para vivenciar ainda mais o cristianismo de verdade. Os puritanos costumavam dizer — e viveram isso — e afirmam em seus escritos que o céu, a partir da terra, se faz orando, caminhando e convivendo com os santos.
Nada mais do que isso? É uma vida muito limitada? O artigo quer enfatizar que a vida cristã não é o que muitos imaginam. Não é somente uma vida de sofrimento, como alguns católicos afirmam, e muito menos apenas alegria, como cristãos dos dias atuais pregam e repassam erroneamente às pessoas. A vida cristã é vivida cotidianamente. É com Cristo Jesus que tudo flui. É nele que se encontram forças para seguir em frente diariamente. Há muitas alegrias; existem alguns sofrimentos e percalços; mas, com Cristo Jesus, tudo segue. Quem, nas redes sociais, lhe dará um ombro amigo? Entre santos irmãos, você tem a certeza de que terá um braço estendido para seguir em frente. Até mesmo porque quem “estenderá os braços” algum dia já foi “socorrido”, e não apenas no aspecto financeiro, como alguns que acabaram de ler isso imaginaram. A vida cristã é um eterno caminhar juntos. Igrejas fortes crescem e procuram, a cada dia, não esquecer quem as construiu.
Mas e aquela ideia de que os sacerdotes se aproximam apenas dos ricos materialmente? Esses jamais deveriam ser ordenados. Os bons Padres e Pastores caminham com seus fiéis, independentemente de suas rendas monetárias — e isso existe. Igrejas felizes não são o reflexo do patrimônio do pastor ou do padre, mas de seus membros. Enlouqueceu de vez? Quer exemplos? Estados Unidos da América, Inglaterra, Suíça, Suécia, Finlândia, Luxemburgo e Canadá são economias fortes não meramente pelo poder econômico, mas pela fé de seus povos. Quem obedece a Deus evolui em todos os sentidos da sua vida. E tem mais: a piedade é exercida com critérios sólidos e prudentes. Afinal, a mordomia dada aos eleitos significa sabedoria e parâmetros justos.
Nada mais do que isso? Significa que saber viver é também manter-se dentro dos orçamentos. O bom cristão não faz esforços demasiados. Busca, em primeiro lugar, o reino de Deus; consequentemente, tudo o mais é acrescentado de forma sensata, farta e produtiva.