Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Comportamento DESESPERO BATENDO?

Discutindo o plano B?

São os sinais de que “o império romano” cairá?

04/04/2026 às 06h04 Atualizada em 04/04/2026 às 06h20
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://revistaoeste.com/
Foto: https://revistaoeste.com/

A redação da VEJA descreve, em uma matéria, a discussão sobre o plano B já para 2026 e diz mais: relata que já se admite, nos bastidores, o risco de Lula ficar de fora da disputa. O debate interno ganha força diante da alta rejeição do presidente e do avanço de Flávio Bolsonaro nas pesquisas. Além da reportagem, acreditamos que isso pode ser apenas um boato. Até mesmo porque a única opção que, atualmente, o Partido dos Trabalhadores possui é a possibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva tentar mais um mandato. É mês de abril, valeria a pena fazer a troca?

No entanto, vamos delinear um pouco mais sobre o assunto. No programa Ponto de Vista, o colunista Robson Bonin e o cientista político Marco Antonio Teixeira analisaram o cenário e apontaram que a sucessão no campo governista já está em curso — ainda que de forma não oficial. Segundo Bonin, a hipótese de substituição do presidente não é mais tratada como improvável dentro do governo. O avanço da rejeição e o risco eleitoral têm alimentado essa discussão. “Há muita gente dentro do PT — Partido dos Trabalhadores — que acredita que ele (Lula) deveria se preocupar com o fato de poder terminar a biografia perdendo para o filho de Bolsonaro”, afirma a redação de Veja.

Discutindo o Plano B? Hipótese muito difícil? Certo mesmo é que a situação para o campo governista não é das melhores. Muitos, em off, chegam a dizer que praticamente a próxima eleição está perdida, e a questão é que o próprio povo já não aguenta a forma como o atual sistema governa o país. Mas quem seria o nome para disputar uma eleição? E em pleno mês de abril de 2026 seria feito a troca?

O desgaste de Lula é tamanho que soa como se o período de Lula tivesse chegado ao fim; sua obra política parece estar concluída. Camilo Santana seria o nome preferido para entrar no jogo presidencial? Jornalistas da Veja, em vídeo, discutiram a temática da substituição de Lula por vários minutos. O que será o petismo depois do lulismo? Questão séria.

Até mesmo porque já não lançaram Haddad pré-candidato ao governo de São Paulo? Haverá mesmo uma troca de pré-candidato a presidente por parte de quem percebe o cenário governista muito difícil com Luiz Inácio Lula da Silva? E o que anda dizendo a imprensa internacional e até mesmo a velha mídia no Brasil? Começam não apenas especulações, mas, por diversas vezes, muitos jornalistas influentes passam a comentar publicamente (não mais internamente) o fato de uma onda de esquecimento de certas coisas e a certeza de que a idade chegou de vez para Lula. Muitos já o estão comparando a BIden - ex-presidente norte americano.

A mídia independente, nestes dias, mostrou claramente — até mesmo por meio de vídeo — o fato de o marqueteiro do Palácio do Planalto “cochichar” ao ouvido, lembrando Lula para que não esquecesse de falar do PIX. Ok, tudo bem. Qual é mesmo a capa da conceituada e influente Revista Oeste desta semana, nobre escritor? “Coveiros da CPI” — parlamentares governistas e ministros do Supremo se unem para sepultar o esclarecimento do roubo de aposentados do INSS e impedir que a verdade atinja o coração do poder.

Não seria também um desses motivos para uma possível desistência da candidatura de Lula? Estão começando a perceber que ninguém aguenta mais Lula, nem mesmo os beneficiários que recebem auxílios governamentais? O jornalista Augusto Nunes diz abertamente, de segunda a sexta-feira, que a era Lula acabou. Profetiza que o PT fará o menor número de governadores eleitos de sua história política. O número de senadores e deputados cairá!

Discutindo o plano? Será que realmente estão sondando essa nova alternativa? Certo mesmo não é o aumento exorbitante de gastos com publicidade em streaming e redes sociais? Tentativa de ganhar os corações dos jovens?

Quando o povo vira a cabeça para um lado, não já era? Especialistas e pessoas que estão no mundo político há décadas enfatizam que a tendência realmente não é nada favorável para o campo governista. Chegam a dizer, em off, que poderá ser algo realmente desastroso tentar seguir em frente. O adversário é cheio de energia e se articula cerca de 24 horas por dia, de forma vigorosa; enfatizam constantemente os mais experientes do mundo político!

Discutindo o plano B? Será mesmo? Alguém em sã consciência acredita ou acreditará nessa mera hipótese ventilada? Se SIM, realmente a coisa tá feia. Bastidores dos "poderes mirando" novas alternativas?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes