Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Internacional UNIDADE

Renovação das promessas Sacerdotais

Estrutura sólida de Governo e obediência Milenar!

02/04/2026 às 08h16 Atualizada em 02/04/2026 às 08h27
Por: Josenildo Melo Fonte: Seminaristas, Padres, Arcebispos
Compartilhe:
Foto: https://arquidiocesedeteresina.org.br/
Foto: https://arquidiocesedeteresina.org.br/

Celebração da Missa do Crisma reúne clero e fiéis em momento de renovação e unidade

Arquidiocese de Teresina celebrou a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa do Crisma. A celebração, que antecede o início do Tríduo Pascal, reuniu Arcebispos, padres, diáconos, religiosos e fiéis na Catedral Nossa Senhora das Dores, em um dos momentos mais significativos da vida litúrgica da Igreja Católica.

Durante a solenidade, o Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, consagrou o óleo do Crisma e abençoou os óleos dos enfermos e dos catecúmenos, que serão utilizados ao longo do ano, nas paróquias da Arquidiocese, na administração dos sacramentos.

Ao destacar o significado da celebração, o Arcebispo ressaltou a dimensão espiritual do momento: “Esta é a Santa Missa na qual todos os sacerdotes fazem a renovação das suas promessas sacerdotais. Também acontece a bênção dos óleos dos enfermos, dos catecúmenos e a consagração do óleo do Crisma. É como se, a partir daqui, se espalhasse por toda a Arquidiocese a bênção de Deus, por meio desses óleos que são utilizados na celebração dos sacramentos, sinais visíveis do amor de Deus na santificação do seu povo”, disse.

Ele também reforçou a unidade da Igreja e a participação dos fiéis: “É uma grande alegria ver aqui representantes de todas as nossas paróquias e unidades pastorais. A Igreja é um povo sacerdotal. Ela é construída por esse povo e, dentro dele, alguns são escolhidos para estar a serviço de todos aqueles que participam do sacerdócio comum de Nosso Senhor Jesus Cristo”, completou Dom Juarez.

Embora tradicionalmente celebrada na manhã da Quinta-feira Santa, na Arquidiocese de Teresina a missa é antecipada. Segundo o vigário-geral, padre Amadeu Matias, a mudança acontece por razões pastorais.

“Do ponto de vista litúrgico, essa missa é prevista para a manhã da Quinta-feira Santa, quando as catedrais ao redor do mundo realizam essa celebração. No entanto, aqui existem razões pastorais. Muitos sacerdotes vêm de cidades distantes, o que tornaria muito exigente participar pela manhã e retornar às suas paróquias no mesmo dia. Por isso, a celebração é realizada na segunda-feira, permitindo que todos participem e estejam em suas comunidades preparados para o Tríduo Pascal”, explicou.

A celebração reuniu grande parte do clero arquidiocesano e foi marcada pela renovação das promessas sacerdotais — momento de fé e compromisso que reafirma a missão assumida na ordenação. Para o padre Francisco Aquino, pároco da Paróquia São Pedro, a renovação tem um significado profundamente pessoal e espiritual.

“Renovar as promessas sacerdotais significa voltar ao nosso primeiro amor, ao compromisso que assumimos no dia da nossa ordenação. Junto com o bispo, os diáconos, os demais padres e toda a comunidade, reafirmamos que queremos continuar vivendo o nosso ministério sacerdotal. Essa missa também fortalece a nossa missão ao longo do ano, porque é um encontro com os outros padres, um momento de comunhão em que rezamos uns pelos outros, junto com o povo de Deus”, afirmou o sacerdote.

Os diáconos permanentes também participaram da celebração, reforçando o espírito de unidade e serviço da Igreja. O diácono Paulo Afonso destacou a importância do momento para o fortalecimento do ministério diaconal: “A Missa dos Santos Óleos fortalece o nosso serviço porque reúne toda a Arquidiocese em um momento de unidade. A bênção dos óleos renova em nós o sentido da missão e reforça o compromisso de servir e evangelizar. É uma alegria estarmos reunidos para renovar esse compromisso”, concluiu.

Após a celebração, os óleos abençoados são enviados às paróquias e passam a ser utilizados ao longo do ano nos sacramentos, como sinais concretos da graça e do cuidado de Deus com o seu povo.

Informações de Maria Clara Guimarães - Setor de Comunicação/Arquidiocese de Teresina

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes