
O bom cristão deve ir além disso. É Semana Santa. Não são dias quaisquer. É tempo de conversão e fé. Afinal, quem foi Jesus, o Cristo? Jesus Cristo, também conhecido como Jesus de Nazaré, foi um líder religioso e profeta judeu do século I d.C., figura central do cristianismo, que viveu na Palestina. Para os cristãos, é o Filho de Deus, parte da Santíssima Trindade e o Messias prometido. Historiadores reconhecem sua existência, seu batismo por João Batista e sua crucificação sob ordens romanas. Em suma, todas as controvérsias que existiam sobre Jesus Cristo, Deus, já foram resolvidas pelo magistério da Igreja. Portanto, é chegado o momento propício para realmente se entregar!
O Senhor disse a Abraão: “Deixa teu país, tua família e a casa de teu pai e vai para o país que te mostrarei. Anda em minha presença e sê perfeito. Eu instituo minha aliança entre mim e ti e te multiplicarei extremamente” (Gn 12,1; 17,1-2). Levantemo-nos, então, finalmente, pois a Escritura nos desperta dizendo: “Já é hora de nos levantarmos do sono”. E, com os olhos abertos para a luz deífica, ouçamos, com ouvidos atentos, o que nos adverte a voz divina, que clama todos os dias: “Hoje, se ouvirdes a voz do Senhor, não permitais que se endureçam vossos corações” e, de novo: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”. E o que diz? – “Vinde, meus filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. Correi enquanto tiverdes a luz da vida, para que as trevas da morte não vos envolvam”. E, procurando o Senhor o seu operário na multidão do povo ao qual clama estas coisas, diz ainda: “Qual é o homem que quer a vida?”. (Regra de São Bento).
Rituais e cerimônias? São importantes. São recordações. Mas mais importante ainda é a percepção de quanto Deus nos ama e fez, faz e fará por nós. E não é uma relação de troca, muito menos conversa de evangélico. É a vida cristã. Vida de serviço à sua Igreja e ao Reino de Deus. Não tem lógica, não faz sentido viver apenas para desfrutar dos prazeres da carne e das riquezas materiais. É algo momentâneo, finito, sem relevância. Viver bem e com conforto é algo muito bom, dizem os presbiterianos calvinistas. A questão é que, nos dias atuais, ninguém liga mais para Deus. Até mesmo no período em que todos devem recordar a vida de Cristo Jesus, muitos já não se importam com isso. Está praticamente toda a população envolta em desfrutar, de forma finita, dos prazeres mundanos. Mas a caridade não é algo prazeroso? Os piedosos sabem que é algo relevante e faz bem não somente a quem faz, mas principalmente a quem recebe. Eis o maior dom.
Jesus iniciou seu ministério por volta dos 30 anos, na Galileia, pregando uma mensagem de amor, arrependimento e o Reino de Deus, frequentemente utilizando parábolas. Segundo os evangelhos, realizou milagres e curas, e foi concebido pelo Espírito Santo, nascendo da Virgem Maria. Foi crucificado em Jerusalém, evento central para a fé cristã, que celebra sua morte na Sexta-feira Santa e sua ressurreição no Domingo de Páscoa. Sua trajetória fundamentou a contagem do tempo atual e influenciou profundamente a cultura ocidental. Qual o marco calendarial? O antes e o depois de Cristo. É um marco. Ensinou a fazer o bem sem olhar a quem. Além da perspectiva cristã, Jesus é reconhecido como um importante profeta no islamismo e figura histórica de destaque por historiadores, embora haja debates sobre a veracidade de alguns relatos específicos.
Quanto mais os poderosos deste mundo tentaram, tentam e tentarão apagar Cristo Jesus, Deus da vida das pessoas, pior ficará. O sentido é render-se a Deus e obedecer a todos os seus mandamentos. E onde fica o contexto dos rituais e cerimônias? Apenas na dimensão pública. São recordações importantes, mas não é isso que realmente transforma o ser cristão. Mas ser católico é seguir apenas tradições? Quem ensinou isso a você? O povo gosta mesmo é de fé e prática. O povo gosta de retidão e honestidade. O povo valoriza comportamento moral e ético adequado, segundo o padrão da Sagrada Escritura. Enquanto a santificação não chegar ao seio da Igreja, o esvaziamento continuará. Sede santos como vosso Pai celeste é santo. É bíblico. E isso, sim, é possível? Com Deus tudo é possível. TUDO MESMO!
Mín. 23° Máx. 32°