Brasil perde trinta e sete por cento (37%) das agências bancárias em dez (10) anos — é o que amanhece anunciando o jornal (cada vez mais portal/site) Folha de São Paulo. Eita Brasilzão de nosso bom Deus. Tem gente que já começa a semana pegando empréstimos nos bancos digitais? É pegando um para pagar os outros empréstimos que já existiam? E não adianta ficar cada vez mais liberando crédito e mais créditos. A economia sempre foi decisiva em qualquer situação. Quando dói no bolso, quem não começa a gritar? Jesus Cristo. Valei-nos, Nossa Senhora! E as “migalhas que sobram das mesas”? Continuam não dando mais nem para a manutenção básica, mas aí o vício já se impregnou e, quando tenta voltar ao mercado de trabalho, nada? Não encontra mais nada e continua na dependência? O que faz um país sério crescer é o EMPRESARIADO. É a turma que ainda tem coragem de investir e não deseja apenas dinheiro aplicado no mercado financeiro, mas gerar emprego e renda. Mas o que está acontecendo com a turma que empreende? Impostos sobre impostos todo santo dia? Reclamação generalizada.
Dívidas e mais dívidas? Moço dos céus, hoje é o início da semana? Para quem tem vida financeira organizada, é um dia como outro qualquer. Sinônimo de jornalismo, nos dias atuais, é negar a realidade? O final de semana, além de frequentar a Igreja, é momento de escuta; de ouvir o pensamento popular, independentemente de classe social. E o que estamos encontrando? Tirando a turma “dos contracheques fantasmas”, a reclamação é geral. E tem mais algo sério na jogada? A nível local, o que parecia que seria ganho fácil vai ser também parada dura? O caldo engrossou. O que chegou tem carisma e apreço popular; não é à toa que foi o escolhido pelas oposições. Tá vendo como o mundo político muda de uma hora para outra? Ok, tudo bem. Vamos mudar de assunto? Acordou bem, fez a boa e tradicional corrida ou caminhada? Mas e na hora de se deslocar? Trocou o carro ou a moto pelo Uber ou Uber Moto? Não tem como fugir; eis a realidade brasileira!
Antes mesmo da caminhada ou corrida, o que fez? Olhou primeiro o celular? Rapaz, e cadê o agradecimento a quem deu o maior dom? Agradeça diariamente ao bom Deus. Continue agradecendo. Não desanime NUNCA. Afinal, para que servem as Igrejas no final de semana? Para dar ânimo e coragem. Mas cuidado: se ouvir uma pregação dos padres da Teologia da Libertação, pronto, a semana acabou. A pessoa começa até mesmo a entrar em depressão profunda. Opa! Ainda bem que nosso reverendo é muito animado e prega somente a Palavra de Deus. Não apenas isso: prega a Palavra, mas vai conscientizando aos poucos, e o povo sai animado da Igreja e começa a semana cheio de vida e cada vez mais na segurança do bom Deus — segurança que no mundo mundano jamais encontrará.
Dívidas e mais dívidas? Para quem não pode ver dinheiro que já sai gastando, SIM. Para quem leu Calvino e aprendeu sobre educação financeira, até mesmo o pouco se multiplica rapidamente. Tá vendo? Igreja e Palavra de Deus não são apenas cantos e orações. Dinheiro atrai dinheiro. Essa pregação de sofrimento está acabando com o catolicismo. A turma crente ora, mas gosta de ganhar dinheiro e estudar. Para todo bom calvinista, o que mais é sinônimo de evangelização? O exemplo. Vida próspera arrasta multidões. Vida financeira crescente, de forma honesta, lógico. Compare um templo católico com um de uma Igreja Protestante Reformada: tudo limpo, ar-condicionado tinindo, e o povo veste a melhor roupa para ir à Igreja. O problema do país é a negação da obediência a Deus? Tudo isso e muito mais. O povo, quando vira a cabeça para um lado, já era. É só aguardar? Será de goleada?