Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral SALVAÇÃO

Reflexão para o V Domingo da Quaresma

O Senhor quer nos libertar de todas as mortes

22/03/2026 às 05h43 Atualizada em 22/03/2026 às 17h58
Por: Josenildo Melo Fonte: Dr. Silvonei José / Rádio Vaticano
Compartilhe:
Foto: https://www.cnbb.org.br/
Foto: https://www.cnbb.org.br/

Que a graça de Deus nos conduza à opção pela Vida, em todos os momentos de nossa caminhada. Que nossa religiosidade nos leve a colocar em prática a ordem de Jesus: “Desatai-o e deixai-o ir”.

Vatican News - *Josenildo Melo

O tema da liturgia deste domingo é o Senhor como fonte da Vida, como a própria Vida. Este relato é uma catequese sobre a ressurreição. Faz parte do tradicionalmente chamado Livro dos Sinais, do qual é o sétimo e último sinal realizado por Jesus, segundo o Evangelho de João.

A primeira leitura fala da revivificação de ossos ressequidos, e o Evangelho nos apresenta a belíssima cena conhecida como a ressurreição de Lázaro. O Senhor mostra seu poder não para intimidar o ser humano, mas para salvá-lo, para trazê-lo à vida e devolver a alegria à sua família.

Se prestarmos bastante atenção aos gestos de Jesus, veremos que Ele não restringe sua ação aos momentos-limite, como a morte, mas age trazendo a saúde, recuperando pessoas envolvidas em situações de morte, enfim, perdoando os pecados. Ele, a Vida, recupera o que estava perdido. Por isso, supliquemos ao Senhor da Vida que traga harmonia àquele casal que está com dificuldades no relacionamento conjugal, àquele jovem que perde sua vida nas drogas, àquele pai de família que gasta o sustento familiar nos jogos de azar, àquela moça que destrói sua vida por meio da prostituição.

Apresentemos ao Senhor aquelas mães que pensam em abortar a vida que Deus lhes confiou gerar; aqueles médicos que desejam aliviar o sofrimento de seus pacientes, agindo diretamente contra o dom divino da vida; e tantos outros casos que conhecemos. Só Deus poderá iluminar essas pessoas, mostrando-lhes o verdadeiro sentido da vida e dando-lhes coragem para enfrentar, com fé, esperança e caridade, essas situações dificílimas.

O Senhor quer nos libertar de todas essas mortes e também daquela que leva nosso corpo ao cemitério. Quer mostrar que pode muito mais: que pode nos libertar da morte definitiva. Ele disse: “Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim não morrerá para sempre”.

A segunda leitura da liturgia de hoje nos apresenta Paulo dizendo que não morremos porque, no batismo, assumimos essa vida que nos foi dada por Jesus, em sua cruz e ressurreição. A partir do batismo e da profissão de fé em Jesus, viveremos, mesmo que, aparentemente, estejamos mortos. Já não será uma reanimação do corpo ou revivificação como em Lázaro, que voltou à vida e depois morreu de novo, mas a ressurreição. Ou seja, Jesus nos dá a vida plena e sem fim: sem doenças, sem drogas, sem desavenças.

Ele nos dará aquilo que desejamos: vida saudável, ao lado das pessoas queridas que amamos, ao lado do Pai, de Maria, de todos os santos, e para sempre. Essa vida já pode começar agora, se colocarmos em prática a renúncia à cultura de morte — renúncia feita no batismo — e, simultaneamente, vivermos a profissão de fé na cultura de vida trazida por Jesus.

Que a graça de Deus nos conduza à opção pela Vida, em todos os momentos de nossa caminhada. Que nossa religiosidade nos leve a colocar em prática a ordem de Jesus: “Desatai-o e deixai-o ir”. Desatemos os laços de morte que nos amarram e a nossos irmãos, e caminhemos juntos para a vida, como filhos do mesmo Pai, como destinatários que somos todos nós da salvação trazida por Cristo Jesus, nosso Redentor!

*Vaticanista - Jornalista especializado em coberturas da Igreja Católica/Vaticano

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes